Perdeu o emprego e quer ser um empreendedor? Confira as dicas

Texto: por Jéssica Romanha

Abrir o próprio negócio tem sido uma alternativa para muitos trabalhadores que perderam seus empregos. Sem desanimar e com muita força de vontade, eles seguem em frente se redescobrindo em novas tarefas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra (Sedec), Paulo Menegueli, lembra que no Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), no Pró-Cidadão, os empreendedores podem encontrar ajuda para facilitar a abertura do negócio.

?Com atendimento ágil e personalizado, o Centro oferece orientação aos empreendedores para as capacitações oferecidas pela própria prefeitura e informações sobre as linhas de créditos disponíveis por meio do programa Nosso Crédito?, informou.

Menegueli explicou que ao se tornar um microempreendedor individual o empreendedor adquire CNPJ, o que torna mais fácil abrir conta bancária, pedir empréstimos e emitir notas fiscais. ?Ao pagar a contribuição todos os meses, o empreendedor também tem direito a receber auxílio-doença, licença-maternidade, pensão por morte e aposentadoria pelo INSS?, ressaltou.

Confira as dicas:

1. Goste do que você faz
  2. Estude sobre a atividade que quer desenvolver
  3. Faça pesquisa de mercado - ?Às vezes, a ideia é maravilhosa para você, mas não para o seu público-alvo?
  4. Escolha um bom ponto de venda - ?Nem sempre o local que você não vai pagar aluguel, ou pagará mais barato, seja porque já é seu o imóvel ou de um amigo, será a melhor opção?
  5. Monte um plano de negócio
  6. Faça pesquisa de onde é melhor comprar seus produtos e equipamentos - ?Cuidado para não se empolgar nas compras e ficar sem capital de giro?
  7. Tenha sempre boas práticas de produção
  8. Faça ações de marketing, marketing com amigos e nas redes sociais
  9. Se informe sobre alvarás e licenças para colocar seu produto no mercado (municipal, estadual e nacional)
  10. ?Associe-se a uma entidade de classe, por meio dela você consegue casos de sucessos, indicadores do setor, relacionamento com demais empreendedores da área?

Saiba mais:

• O Brasil possui 27,7 milhões de pessoas sem emprego.
  • Ciampe: Pró-Cidadão: Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe