Plantões para denúncias de assédio durante o Carnaval

Plantões para denúncias de assédio durante o Carnaval

Plantões para denúncias de assédio durante o Carnaval


Texto: por Samantha Dias

?Quando um não quer, dois não brigam?. O conhecido ditado popular deixa claro que é preciso que as duas partes concordem para algo ser feito. Mas nem todo mundo entende isso e um dos vários reflexos dessa negação é o assédio e a violência contra mulheres. Neste Carnaval, haverá serviços de plantão para receber denúncias.

Os casos de assédio vão além do sexual, que podem aumentar nestes dias de folia, mas há também os assédios moral, psicológico, físico e patrimonial, de acordo com a secretária municipal de Promoção de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), Luciana Malini.

De plantão, durante o Carnaval, vão estar as polícias Militar e Civil, para orientação por telefone, e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Vitória, para denúncia. Os telefones e endereço estão logo abaixo. As denúncias podem ser feitas pela própria vítima ou por testemunhas só presencialmente.

De acordo com Luciana, após a queixa, as informações das vítimas moradoras da Serra serão encaminhadas à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) da Serra para investigação.

O município também mantém o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexual, que funciona em Laranjeiras, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas, com atendimento psicológico, de assistentes sociais e apoio jurídico. O telefone é 3328-7500.

?Todas temos que ficar atentas e não deixar passar qualquer situação de assédio. É o medo de buscar socorro que encoraja o agressor. Mulheres têm direito a ter uma vida de qualidade como cidadã, mesmo direito que o homem tem?, afirmou Luciana Malini.  

 

Serviços de plantão durante o Carnaval:

Polícia Militar - 190 

Disque-Denúncia - 180 

Polícia Civil - 181 

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Vitória - 3323-4045. Endereço: Rua Hermes Curry Carneiro, 350, Ilha de Santa Maria, em Vitória.