Plenária final do OP define obras prioritárias para 2015 e 2016

O Orçamento Participativo é um importante instrumento da gestão democrática

Plenária final do OP define obras prioritárias para 2015 e 2016

Texto e fotos: Márcio Scheppa

Cidadãos serranos, lideranças comunitárias e autoridades políticas lotaram o Centro Comunitário de Laranjeiras, na noite desta terça-feira (14), para acompanhar a Plenária final do Orçamento Participativo (OP) 2015.

"A retomada das discussões do Orçamento Participativo confirma a transparência e o caráter democrático da nossa gestão. A participação popular e o desejo de uma Serra melhor para todos marcaram as plenárias regionais, onde as comunidades escolheram as obras prioritárias para 2015 e 2016. Todos estão de parabéns", disse o prefeito Audifax Barcelos, na abertura da plenária.

Entre as autoridades presentes, foram convidados a discursar o vereador Sabino; o  coordenador da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), Jean Carlos Cassiano; e o presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS), Jacinto Sezini. Em suas falas, eles evidenciaram a importância da união, diálogo e participação dos cidadãos serranos durante todo o processo de discussão.

Na sequência, o evento foi conduzido pela secretária de Planejamento Estratégico, Lauriete Caneva, que apresentou as escolhas e encaminhamentos feitos pelas comunidades durante as plenárias regionais, realizadas desde abril.

"O Orçamento Participativo é um espaço privilegiado para a população apontar o que é mais importante para o bairro onde moram. Quem vive o cotidiano de uma comunidade está mais preparado para dizer o que é prioridade. Isso foi confirmado durante as plenárias regionais que realizamos", concluiu.

Antes de finalizar a Plenária, a secretária Lauriete explicou que é possível saber mais sobre o andamento das obras e esclarecer dúvidas no Núcleo de Acompanhamento do Orçamento Participativo (Naop), que fica no prédio da Prefeitura, está aberto à comunidade e atende também pelo telefone (27) 3291-2201.

Confira a lista com as obras escolhidas pelas comunidades:

- André Carloni: reforma e ampliação da unidade de saúde.
- Bairro das Laranjeiras: construção de galeria no Córrego Goyanases.
- Barro Branco: drenagem e pavimentação da rua Professora Corina Ribeiro e do 1o Beco da rua Teixeira de Freitas.
- Belvedere: drenagem e pavimentação das ruas Prudente de Moraes e Carlos Chagas.
- Boa Vista II: contenção de encosta.
- Campinho da Serra I: construção de Cmei
- Campinho da Serra II: construção de unidade de saúde.
- Cidade Continental - setor América: urbanização e calçamento de todos os pontos P (passagem) e reforma da Avenida Asteca.
- Cidade Continental - setor Oceania: cobertura da quadra do Cmei.
- Colina da Serra: construção de CMEI Regional.
- Colina de Laranjeiras: cobertura da quadra poliesportiva da praça.
- Enseada de Jacaraípe: drenagem e pavimentação das ruas Ernesto Morandi (parte), José Arrivabene, Jacob Filho, Francisco Lodi, Francisco Fachetti, Guilherme Nitz, Hugo Zago, Dionísio Ballarini e Angelo Borgo.
- Estância Monazítica: drenagem da rua Marília Resende Coutinho.
- Hélio Ferraz: construção de auditório e duas salas na Emef Dr. Hélio Ferraz
- Jardim Guanabara: construção da unidade de saúde.
- Jardim Limoeiro: drenagem e pavimentação das ruas Vitória, Juscelino Kubitschek, Recife e Manoel Bandeira.
- José de Anchieta II: contenção da encosta "Garganta do Diabo".
- Maringá: proteção das encostas.
- Monte Verde: drenagem e pavimentação da rua Tupã.
- Nova Almeida: construção de galeria do Córrego do Limão.
- Nova Carapina II: pavimentação das ruas Águas Formosas.
- Nova Zelândia: pavimentação da Avenida Antonio Azevedo Rodrigues (parte).
- Planalto Serrano - bloco C: construção de Emef de tempo integral.
- Planície da Serra: drenagem e pavimentação das ruas G, H e I.
- Poço dos Padres: drenagem e pavimentação das ruas Santa Cruz, Safira, Alaide Antunes, Laranjeiras, Ulisses Guimarães, São Benedito, São Luiz, Bela Vista, Guilherme Beker, São Francisco de Assis, M. Caetano e Projetada I e II.
- Porto Dourado: complementação da drenagem e pavimentação.
- Praia Capuba: drenagem e pavimentação das ruas São Paulo, Oito de Setembro, Alegre e Quinze de Novembro.
- Praia da Baleia: drenagem e pavimentação das ruas Aymorés e Rio de Janeiro.
- Praia da Baleia / Portal de Jacaraípe / Castelândia e Feu Rosa: despoluição do Córrego Irema.
- Residencial Jacaraípe: drenagem e pavimentação das ruas Santos, Piracicaba, Moacir Fraga, descida da rua São Roque, Padre Nóbrega, Arthur Bernardes, Delfim Moreira, Gaspar Dutra, Washington Luiz, Juscelino Kubitschek, Epitácio Pessoa, Getúlio Vargas, Aristóbulo Barbosa Leão, Wenceslau Braz, Alaor Queiroz e Luís Dalla Bernardina.
- Santo Antônio: continuação da construção da galeria, com abertura de rua por cima dela em toda a sua extensão - 200 metros.
- São Geraldo: construção de praça com quadra poliesportiva.
- Serra Dourada I: construção de novo prédio em substituição ao CMEI Sonho Dourado.
- Solar de Anchieta: ampliação da rua Rio Grande do Norte ligando à rua Fortaleza, Pernambuco, Cuiabá, Projetada, Sergipe, Piauí, Alagoas e Maranhão.
- Taquara I: drenagem e pavimentação das ruas Climério Pissara Nascimento, Regina de Paiva Barbosa, Professor Francisco Loureiro, São João Batista e a rua do Brejo.
- Taquara II: drenagem e pavimentação das ruas Eucaliptos, Júlia Eller (antiga Santa Bárbara), Palmeirinha, Cedrolândia, fazendo ligação desta última em suas extremidades e rua Jorge II.
- Vista da Serra II: construção de CMEI

Matéria relacionada: Plenária final do Orçamento Participativo será na terça-feira (14)