Plenária final do Orçamento Participativo será na terça-feira (14)

O prefeito ressaltou a importância do OP e elogiou a participação das comunidades

Plenária final do Orçamento Participativo será na terça-feira (14)

Texto: Márcio Scheppa
Foto: Divulgação/PMS

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae), realiza nesta terça-feira (14), às 19 horas, a Plenária final do Orçamento Participativo (OP) 2015. O evento será no Centro Comunitário de Laranjeiras e tem o objetivo de apresentar as escolhas e encaminhamentos feitos pelas comunidades durante as plenárias regionais, realizadas desde abril.

O prefeito Audifax Barcelos elogiou a participação dos munícipes. “Depois de muito tempo parado, retomamos as discussões do Orçamento Participativo. Uma Serra melhor se constrói com a participação de todos. E, mais uma vez, os cidadãos serranos demonstraram ter a sabedoria necessária ao escolher o que é melhor para a coletividade. A participação de todas as lideranças comunitárias neste debate foi fundamental”, destacou Audifax.

Além da plenária de abertura, a retomada das discussões do Orçamento Participativo contou com mais 11 plenárias regionais onde, de forma democrática e transparente, comunidades de todas as regiões do município puderam contribuir e apontar as obras prioritárias a serem executadas em 2015 e 2016.

A secretária de Planejamento Estratégico (Seplae), Lauriete Caneva, explica como foram feitas as escolhas. “Durante as plenárias, seguimos a metodologia que aponta as seguintes áreas como prioritárias: drenagem e pavimentação; obras paralisadas; saúde; educação; e habitação. Entre os objetivos estava o de priorizar bairros que mais necessitam de melhorias. Para isso, consideramos a população, renda média domiciliar, e grau de execução de obras do OP, por exemplo. Os outros critérios considerados foram a disponibilidade orçamentária; o estágio de elaboração de projetos; e a disponibilidade de área para a obra”, acrescentou Lauriete.

Ela destaca também a participação de outras instituições: “Vereadores e outras autoridades políticas marcaram presença nos espaços de debate. Tivemos ainda parceiros essenciais para o sucesso que obtivemos, como a Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS) e a Assembleia Municipal do Orçamento (AMO)”, finalizou a secretária da Seplae.

Números

Na Serra, o Orçamento Participativo foi criado pela Lei nº 1788/1994 e implantado em 1998. Ao longo dos anos, foram investidos cerca de R$ 800 milhões em obras do OP, sendo que 700 foram concluídas e outras 46 estão em execução. Os representantes das 11 regiões foram convidados a decidir o que deve ser priorizado em 2015 e 2016, de uma lista de 142 obras.

Participe

Plenária final do Orçamento Participativo 2015
Data : Terça-feira, dia 14 de julho de 2015
Horário: às 19 horas