Prefeitura cria área só para ambulantes na Serra

O novo local será ocupado a partir do dia 12 deste mês. Até lá, os ambulantes vão poder trabalhar nas ruas laterais definidas pela prefeitura

Prefeitura cria área só para ambulantes na Serra

Texto: Sinval Paulino - Foto: Jansen Lube

A Prefeitura da Serra definiu um espaço para abrigar os ambulantes que atuam na região de Laranjeiras, reservando uma área no bairro, que leva em conta as necessidades do comércio informal e mantém os ambulantes em uma área movimentada, sem prejudicar os pedestres e a circulação de carros.

Os detalhes foram apresentados em uma reunião com os representantes dos camelôs, na tarde desta quinta-feira (1º) com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Tarcísio Bahia. Pelo acordo, ainda em andamento, os camelôs se comprometeram a deixar a Avenida Central de Laranjeiras e passarão a ocupar uma rua perto da Associação de Moradores a partir do dia 12 deste mês.

Até lá, os ambulantes vão ficar apenas nas ruas laterais de Laranjeiras, em espaços que foram definidos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) ainda nesta tarde de quinta-feira. Enquanto os espaços são definidos, os camelôs se cadastram para garantir a atuação no local.

Para trabalhar no comércio informal da Serra haverá alguns critérios, como o local de residência do ambulante e os respeito às regras do comércio informal no município. Cada um terá direito a um espaço do mesmo tamanho e só vai poder atuar de 6h às 18 horas, de segunda a sábado.

O novo local, apresentado nesta quinta-feira aos camelôs, foi estudada pela equipe e pretende dar uma solução ao problema gerado pela permanência de ambulantes na Avenida Central, o que acaba prejudicando a circulação de pessoas e carros e compete com o comércio estabelecido no local.

Na última segunda-feira (29), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com a guarda municipal e a Polícia Militar, retirou as barracas fixadas no local pelos camelôs e começou a negociar a retirada dos ambulantes da região. No momento, nenhum deles está legalizado para atuar no comércio informal no município.

O objetivo, segundo Tarcísio Bahia, é ordenar o comércio local e, nesta fase, a prefeitura apresenta uma alternativa para os ambulantes, garantindo a organização do uso do espaço público. Em abril, a prefeitura já havia notificado os ambulantes, que atuavam de maneira irregular, para que se retirassem do local..

A medida foi solicitada por comerciantes e moradores da região e ganhou apoio de empresários da Serra, que apostam numa solução que ajude a organizar o comércio e mantenha a alternativa de renda dos ambulantes.  “A cidade merece um território comercial limpo, bonito e organizado para que as pessoas utilizem o comércio. A ação da Prefeitura da Serra é legítima e todo o empresariado e as pessoas entendem que deve ser mantida”, disse o diretor da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da Serra, Samuel Valle.