Prefeitura facilita o processo para quem deseja abrir uma empresa na Serra

Procedimento está sendo desburocratizado e realizado eletronicamente

Prefeitura facilita o processo para quem deseja abrir uma empresa na Serra

Texto: Dayse Torres - Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra acaba de desburocratizar o sistema para quem deseja abrir ou fechar uma empresa na cidade. Uma parceria entre a prefeitura e a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) permite que os dados sejam enviados eletronicamente.

Antes, o contribuinte tinha que dar entrada em um processo físico "de papel" para fazer a inscrição municipal ou para dar baixa em sua empresa na Jucces e, em seguida, se dirigir até a prefeitura. Agora, basta procurar a Junta Comercial e os dados serão enviados para o município, de forma online.

Isso é possível devido ao Registro Integrado do Espírito Santo (Regin), que possibilita que o arquivamento do ato de constituição ou a baixa na Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) sejam enviados de forma eletrônica para o municíoio para a inserção da informação em seu cadastro. Só na Serra em 2015, foram abertas 1.425 empresas e fechadas, 555.

“Antes o contribuinte tinha a necessidade de abrir um processo administrativo no Protocolo Geral do município. Agora não é mais preciso. O contribuinte vai à Jucees e solicita a inscrição ou baixa da inscrição. Automaticamente isso é enviado para a Sefa municipal”, explica a secretária da Fazenda da Serra, Dalva Guterra.

De acordo com ela, a iniciativa é uma grande vantagem para a população, pois oferece comodidade, evita o deslocamento e processos impressos. “A mudança oferecerá mais agilidade durante a abertura ou fechamento de uma empresa, reduzirá a burocracia e manterá o cadastro municipal sempre atualizado”, completa Dalva.