Prefeitura flagra descarte irregular de lixo e multa empresa em R$ 10 mil

Prefeitura flagra descarte irregular de lixo e multa empresa em R$ 10 mil

Texto: Gabriela Conti - Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (19), a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) flagrou resíduos descartados irregularmente na rua Santa Luzia, no Bairro Valparaíso.

Durante a inspeção do lixo, foram encontradas seringas, frascos de exames de sangue e fichário com informações de animais. O material também continha a identificação do responsável pelo resíduo, um pet shop da Serra.

O dono do estabelecimento foi multado em R$ 10 mil, seguindo o decreto 78/2000, da lei 2099/99. O lixo foi recolhido pelo responsável do pet shop, que foi notificado a apresentar o comprovante de que enviou o resíduo para um local licenciado pela Prefeitura. Foi dado um prazo de sete dias para que o proprietário realize a limpeza de toda a rua.

Videomonitoramento

A Prefeitura da Serra, por meio de suas secretarias, está firme no enfrentamento do lixo e do entulho em pontos pela cidade. A Secretaria de Defesa Social (Sedes) vai contribuir para o combate ao problema por meio de ações conjuntas envolvendo as guardas de Trânsito e Civil Municipal, e também com o emprego das câmeras de videomonitoramento.

Na última segunda-feira (17) os policiais militares da reserva foram orientados a visualizar pontos viciados de lixo e registrar uma ocorrência para cada um que for encontrado. A partir das ocorrências, são confeccionados processos destinados às secretarias responsáveis pela limpeza e aplicação de multa aos dos donos dos terrenos.