Prefeitura investe em esporte e lazer e melhora qualidade de vida dos moradores

Confira as obras em andamento e já concluídas nas áreas de esporte e lazer

Prefeitura investe em esporte e lazer e melhora qualidade de vida dos moradores

Texto: Eduardo Candeias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Quando o assunto é investimento nas áreas de esporte e lazer, a Serra se diferencia. O município está com diversas obras em andamento ou que já foram concluídas com o objetivo de incentivar o esporte entre crianças, adolescentes, jovens e adultos e proporcionar um estilo de vida mais saudável. Consequentemente, melhorar a qualidade de vida de todos os moradores da Serra.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, destaca que investir no esporte é garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento social para a população. “Sabemos do interesse da comunidade nessa área. Temos uma equipe muito qualificada à frente de tudo que está acontecendo na nossa área esportiva. Teremos ótimas estruturas públicas para oferecer aos moradores”.

Bike Serra

19 estações do sistema de compartilhamento de bicicletas Bike Serra estão em funcionamento. Em 14 de maio, será instalada a última. Ao todo, a cidade terá 20 pontos de compartilhamento, totalizando 200 bicicletas de uso comunitário. Os locais das estações foram escolhidos por estarem conectados com a rede cicloviária da Serra, que tem 57 km.

O sistema opera todos os dias das 5 às 23 horas. A devolução das bicicletas pode ser realizada até às 24 horas. As bicicletas para adultos têm câmbio manual com três marchas, freios dianteiros e traseiros, retrovisor do lado esquerdo, campainha sonora e chip de rastreamento. As de uso infantil, para crianças de até 10 anos, têm altura de até 1,5 metro e rodinhas laterais retráteis.

Valores:
Passe diário: R$ 7,50
Passe semanal: R$ 11,25
Assinatura mensal: R$ 15
Assinatura anual: R$ 93,75

Arena Riviera

O histórico Clube Riviera, em Jacaraípe, está se transformando na Arena Riviera, um Complexo Cultural e Esportivo com capacidade para aproximadamente 3.500 pessoas. O espaço, destinado à prática de esportes, também poderá ser utilizado para a realização de shows e outros eventos de grande porte na cidade.

Com previsão de inaugurar em 2019, o empreendimento tem investimento de R$ 12,5 milhões.

A arena terá capacidade para 3.500 pessoas e o complexo vai contar com bilheteria, quadra poliesportiva, arquibancada para 1.188 pessoas, lanchonetes, estacionamento, centro de atendimento emergencial, entre outros espaços.

Expansão do Parque da Cidade

O Parque da Cidade completou 10 anos em 2018 e está passando por obras de expansão. O local vai ganhar mais 20 mil metros quadrados de área, passando de 115,1 mil metros quadrados para 135,18 mil metros quadrados.

Após a conclusão das obras, em 2019, o Parque terá novos jardins, ampliação dos equipamentos de lazer e pista de caminhada, além de novos playgrounds, estacionamento para ônibus, guarita, passarela de madeira sobre o córrego, construção de calçada cidadã e novo gradio no entorno da expansão do parque, entre outras melhorias. Será construído, ainda, um novo acesso ao parque, pela avenida Guarapari, em Valparaíso.

No final de 2018 já foi inaugurada a reforma do campo de futebol society com grama sintética e a nova iluminação.

CEU

Em Novo Porto Canoa está sendo construído o Cento de Artes e Esportes Unificado (CEU), que vai beneficiar diretamente mais de 60 mil moradores. O CEU terá espaço para abrigar um Centro de Referência em Assistência Social (Cras); salas multiuso; biblioteca com telecentro; cineteatro; pista de skate, equipamentos de ginástica; playground; quadras poliesportiva coberta e de areia; jogos de mesa e pista de caminhada.

CIE

O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Vila Nova de Colares, vai integrar atividades esportivas de alto rendimento para estimular a formação de atletas. O local vai abrigar um complexo composto por ginásio poliesportivo coberto com arquibancada, área de apoio, estruturas de atletismo e estacionamento.

Campos "Bom de Bola III”

Três unidades do Campo Bom de Bola III estão sendo construídas, em Cantinho do Céu, Planalto Serrano e Vila Nova de Colares.

Academias populares

A Secretaria de Saúde está com processo de licitação para instalar, neste ano, várias academias populares em aço inox, material mais resistente ao tempo. A Secretaria de Turismo também prevê instalar mais nove academias populares novas até o fim do ano.

Praças

Recentemente foi realizada a reforma da Praça em André Carloni (no ponto final do bairro). Serão realizadas, ainda, as reformas das praças de Feu Rosa e Jardim Carapina.

Rio Jacaraípe

Mais de 50 mil moradores ganharam novo espaço de lazer com entrega das obras do Rio Jacaraípe. Além da dragagem dos 3,5 quilômetros do Rio Jacaraípe e da limpeza, foram construídos calçadão, ciclovia e uma nova passarela, o que torna o espaço mais um ponto de encontro, esporte, lazer e segurança, com investimento de, aproximadamente, R$ 15 milhões.

Pista de Bicicross

Foi inaugurada, em março, uma das maiores pistas de bicicross do país e a primeira e única oficial para competições no Estado, em Novo Porto Canoa. A pista fica localizada na Avenida Amazonas, em Novo Porto Canoa.

Antes, o local era conhecido como um dos maiores pontos viciados de entulho Serra, de onde eram retiradas mensalmente até 400 toneladas de entulho, o equivalente a, aproximadamente, 13 carretas.

Os investimentos na obra somaram cerca de R$ 100 mil, valor que era gasto com a limpeza do terreno. A pista é a única totalmente asfaltada do Brasil, por isso, super-rápida e pronta para receber competições estaduais e nacionais.