Aulas gratuitas de balé para crianças no Parque da Cidade

Aulas gratuitas de balé para crianças no Parque da Cidade

Texto: Márcio Scheppa
Foto: Divulgação

Despertar nas crianças o gosto pela dança, ritmo e musicalidade; melhorar a postura corporal e aumentar a autoestima; estimular a criatividade e a imaginação; trabalhar a concentração e a memória. Estes são apenas alguns dos benefícios da prática de balé.

Para facilitar o acesso de crianças da rede pública municipal de ensino a este tipo de atividade, a Prefeitura da Serra em parceria com a Associação de Moradores de Laranjeiras vão oferecer, a partir deste mês de julho, aulas gratuitas de balé, no Parque da Cidade.

A administração do Parque da Cidade é feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e um dos objetivos do espaço é também o fortalecimento da cultura. “Agradecemos muito a parceria com a Associação de Moradores de Laranjeiras. Cada turma terá duração de seis meses, sendo uma para crianças com idade entre 4 e 6 anos e outra com idade entre 7 e 10 anos”, comemorou a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.

A turma dos mais novos terá aulas às segundas e quintas-feiras, das 10 às 11 horas. Já as aulas das crianças com idade entre 7 a 10 anos serão ministradas nos mesmos dias da semana, só que no horário das 15 às 16 horas. “A duração do curso foi definida assim para que mais crianças tenham oportunidade de participar. Acreditamos muito nesta iniciativa e vamos propor outras atividades para o Parque da Cidade”, garantiu Deborah Alves, presidente da Associação de Moradores de Laranjeiras.

Professora

A bailarina profissional Merliane Almeida ministrará as aulas no Parque da Cidade. Além da experiência profissional, ela é licenciada em Educação Física e traz no currículo diversos cursos na área de dança folclórica, afro-brasileira, contemporânea, consciência corporal e criação coreográfica.

“Com o balé, é possível estimular a autoconfiança e melhorar as relações interpessoais. Consequentemente, estas crianças terão mais facilidade em algumas modalidades escolares e no convívio na sociedade e em família. Nosso objetivo não é apenas criar lindos bailarinos e bailarinas, mas também futuros cidadãos e cidadãs”, afirma a professora.

Inscrições

As vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato pelo telefone (27) 3338-7302. Além do limite de idade, para participar, a criança deve estar regularmente matriculada em uma instituição de ensino da rede pública municipal.

Práticas esportivas

O Parque da Cidade oferece ainda atividades esportivas para a comunidade. “Atualmente há turmas de tênis e futebol. Aguardamos também a inscrição de interessados para abrirmos uma turma de vôlei”, explica a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.