Procon da Serra faz mais de 80 atendimentos por dia

No ranking das reclamações ocupam sempre os primeiros lugares problemas relacionados a cartão de crédito e telefonia móvel

Procon da Serra faz mais de 80 atendimentos por dia


Texto: Samantha Dias - Foto: Jansen Lube

Todos os dias, o Procon Municipal da Serra faz mais de 80 atendimentos a consumidores que querem tirar dúvidas, pedir orientações ou buscar ajuda para garantir seus direitos.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), por mês, o Procon da Serra registra, em média, 940 atendimentos, o que representa cerca de 42 atendimentos por dia.

Esses números referem-se aos casos em que os atendentes do órgão entram em contato com as empresas, seja por meio de ligação – o chamado atendimento preliminar; seja por notificação das companhias através de cartas; ou, quando não há resolução do problema, e é marcada uma audiência, a reclamação torna-se fundamentada.

 “A outra metade dos nossos atendimentos são pedidos de informação, análise de contrato, respostas às dúvidas. Esses atendimentos são comuns, mas não entram no registro”, disse o diretor do Procon, Sérgio Meneghelli.

O número é considerado alto. Para se ter uma ideia, o Procon Estadual registra, em média, de 150 a 200 atendimentos por dia, e as demandas chegam das mais variadas cidades capixabas..

“Os números altos são bons, por um lado, porque representam a confiança da população no Procon para resolver os problemas de relação de consumo. Por outro lado, há de se ficar atento se os abusos das empresas não estão se tornando cada vez mais comuns”, ressaltou Sérgio.

O diretor do Procon destacou, também, que o alto número de reclamações demonstra repetidas transgressões por parte de algumas companhias.

“Uma empresa comete o mesmo erro várias vezes. Temos de ter o cuidado para que o problema seja resolvido não apenas para um consumidor, mas para que haja uma solução final e que as empresas se adequem às normas”, disse.

 

Principais reclamações

No ranking das reclamações que o Procon da Serra registra junto ao Sindec ocupam sempre os primeiros lugares problemas relacionados a cartão de crédito e telefonia móvel. Logo atrás, vêm os relatos com telefonia fixa e energia elétrica.

No registro do Sindec, no período de janeiro de 2016 a março deste ano, aparecem os seguintes números:

- Cartão de crédito: 1.440 atendimentos

- Telefonia celular: 1.316 atendimentos

- Telefonia fixa: 1.081 atendimentos

- Energia elétrica: 1.028 atendimentos