Professores aprendem a exercitar e prevenir doenças da voz

A programação acontece na Emef Profª Eulália Falquetto Gusmann, por ser uma escola de tempo integral, ou seja, onde os professores passam mais tempo em sala de aula

Professores aprendem a exercitar e prevenir doenças da voz


Texto: Samantha Dias

Para marcar o Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, a Secretaria de Educação da Serra, por meio da Gerência de Formação, está oferecendo palestras e atividades para que os professores aprendam a exercitar e prevenir doenças da voz. Haverá também avaliação vocal individual com cada um dos profissionais.

A programação acontece na Emef Profª Eulália Falquetto Gusmann, por ser uma escola de tempo integral, ou seja, onde os professores passam mais tempo em sala de aula. Na próxima quinta-feira, dia 2, a fonoaudióloga da Sedu, Gracilene Cristina Bretas, vai aplicar uma série de exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal, articulação, respiração, que são fundamentais para uma boa produção da voz, além de ensinar formas de prevenir as alterações vocais.

“A demanda vocal desses profissionais é intensa, eles usam a voz como instrumento de trabalho. Queremos dar orientações e ensinar as técnicas aos professores, pois a ideia é que eles apliquem os exercícios e cuidados diariamente”, disse Gracilene.

No dia 17 de abril foi oferecida uma palestra para cerca de 70 profissionais, com orientações sobre hábitos de higiene vocal e como prevenir doenças da voz. Já no dia 16 de maio, será feita avaliação individual de cada professor, para verificar se há alguma alternação na voz, e, se necessário, encaminhar para tratamento.

As demais escolas que se interessarem pela programação devem solicitar junto à Sedu.