Sistema vai integrar centrais de videomonitoramento da Grande Vitória

Sistema vai integrar centrais de videomonitoramento da Grande Vitória

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Jansen Lube

A central de videomonitoramento da Prefeitura da Serra está em fase de integração com as demais centrais de vídeo da Grande Vitória, por meio do uso de um software em comum que permitirá a visualização de ocorrências e a trocas de informações.

Com o software, uma ocorrência iniciada em Vila Velha, como uma perseguição que passe por Vitória e termine na Serra poderá ser acessada pelos três municípios. O programa dará mais agilidade para a troca de informações a respeito de veículos roubados, por exemplo.

A ferramenta usada é o GLPI, um software livre para gestão de serviços. Ele pode ser acessado pela internet e tem funcionalidades úteis para as demais secretarias municipais. No caso do videomonitoramento da Serra, o programa permitirá que as ocorrências relativas a caixas d’água abertas e terrenos com entulho gerados a partir da visualização das câmeras possam ser encaminhadas eletronicamente às secretarias responsáveis, sem a necessidade de uso do papel e com menos burocracia.

O emprego da tecnologia, além de oferecer mais agilidade ao serviço, irá resultar em economia financeira por causa da redução do uso do papel, à medida em que irá diminuir a confecção de processos burocráticos.

“Conhecemos esta tecnologia nos encontros entre as centrais de videomonitoramento que são realizados mensalmente. O uso desse software é o primeiro passo para implementarmos ações conjuntas, tanto operacionais quanto em relação a procedimentos e uso de tecnologias”, explica o secretário adjunto da Secretaria de Defesa Social da Serra, Igor Bromonschenkel de Almeida.

O mais recente Encontro Metropolitano de Videomonitoramento foi realizado na última sexta-feira (14), no Centro de Operações de Vila Velha, sede da Guarda Municipal e da central de videomonitoramento daquele município.