Projeto Quem Ama Abraça Fazendo Escola em 20 escolas em 2018

Projeto Quem Ama Abraça Fazendo Escola em 20 escolas em 2018

Projeto Quem Ama Abraça Fazendo Escola em 20 escolas em 2018


Texto: por Gabriela Conti

Em 2018, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu), vai implementar em 20 escolas da Serra o projeto ?Quem Ama Abraça Fazendo Escola?. O projeto vai atender cerca de 10 mil alunos da rede de ensino fundamental II e 5° ano do fundamental I.

Com caráter educativo e preventivo, o projeto visa capacitar 215 profissionais de educação para detectar se os alunos estão vivenciando ou presenciando situação de violência doméstica ou familiar. 

Crianças e adolescentes que vivem a violência, sobretudo a exercida contra a mulher, podem sofrer sequelas físicas e psicológicas semelhantes às da própria vítima de agressão, como ansiedade, sentimento de culpa, depressão e até outras relacionadas ao processo de desenvolvimento infantil. Essas sequelas podem se traduzir em dificuldades de aprendizagem e de concentração, bem como sintomas físicos como dores de cabeça, úlceras, entre outras. Além disso, esse aluno pode passar a reproduzir e promover a cultura da violência.

?O projeto deve ser lançado em maio e a capacitação dos profissionais deve ser feita em agosto. Ao detectar os impactos da violência doméstico no aluno, o profissional de educação contará com informações suficientes para orientar a família a procurar os serviços da Secretaria das Mulheres da Serra?, explicou Luciana Malini, secretária da Seppom.