Relações comerciais com a China é tema de reunião na PMS

Reunião aconteceu na segunda-feira (18) com objetivo de estreitar laços entre as partes

Relações comerciais com a China é tema de reunião na PMS

Texto e foto: Márcio Scheppa

Estreitar as relações comerciais entre empresas e indústrias da Serra com potenciais clientes e também exportadores chineses. Para isso, a então prefeita em exercício, Lourência Riani, recebeu, na segunda-feira (18), o deputado da província chinesa de Cantão, Zhu Chuanin.

O político estava acompanhado do também chinês, Henrique Kao, gerente operacional da plataforma de comércio eletrônico BR2CN. A reunião teve como mediador o diretor presidente da Câmara de Comércio Brasil China - ES, Carlos Eiras.

Na oportunidade, foram apresentadas as potencialidades e características da economia da Serra. “O objetivo é criar laços fortes para que tanto os indíces de exportação quanto de importação sejam interessantes para as economias das cidades envolvidas. A Serra é uma cidade que tem como destaque os setores industriais e de logística. Em uma lista das 200 maiores empresas instaladas no Espírito Santo, pelo menos 46 estão em nosso município. Temos esta vocação. Nosso intuito é melhorar e dar mais oportunidades para que as pequenas, médias e grandes empresas se desenvolvam, sem descuidar da área social”, explicou Lourência.

Plataforma

Um dos chineses presentes, Henrique Kao, gerente operacional da plataforma de comércio eletrônico BR2CN, apresentou o funcionamento da iniciativa, que deve ser lançada nos próximos meses.

“Hospedada em www.br2cn.com, a plataforma é bilingue, com conteúdo em português e mandarim. Assim ficará facilitada a apresentação das empresas brasileiras para o mercado chinês, e também a via inversa. Vamos selecionar as empresas que demonstrarem interesse em participar e utilizar a plataforma. Os valores de adesão ainda estão sendo definidos e devem ser apresentados por uma delegação chinesa, em fevereiro. A ideia é instalarmos um escritório aqui no Espírito Santo, para facilitar a inserção das empresas locais”, adiantou Kao.

A então prefeita em exercício agradeceu a visita e afirmou o interesse da municipalidade em estreitar as relações comerciais com os chineses. “Como gestores, temos o interesse em buscar empreendimentos e investimentos que proporcionem o desenvolvimento de nossa cidade. Estamos disponíveis para possibilitar esta parceria com a China”, conluiu.

Participaram

Pela Prefeitura, participou ainda da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Erly Vieira. Estavam presentes também empresários, além de representantes Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), da Associação dos Empresários da Serra (Ases) e da Associação das Empresas de Venda Não Presencial do Espírito Santo (Avenpes).