Reunião sobre Política de Promoção da Igualdade Racial com governo federal

Depois da reunião, a partir das 15h30, representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal farão uma visita ao Sítio Histórico de Queimado, na Serra, que será tombado.

Reunião sobre Política de Promoção da Igualdade Racial com governo federal

Texto: Gabriela Conti - Foto: Divulgação

Desde o início da manhã desta quarta-feira (31) está sendo realizada no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, uma reunião interministerial entre o Governo Federal em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo.

Em pauta está a apresentação das ações e políticas ministeriais realizadas em torno da Política de Promoção da Igualdade Racial.

Estão presentes o Secretário Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, Erivaldo Oliveira da Silva, presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, além do prefeito Audifax Barcelos e gestores de Promoção da Igualdade Racial representantes do Governo Federal por meio do Ministério da Educação, Secretaria Nacional de Juventude/ SEGOV-PR, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Secretaria de Assuntos Federativos/SEGOV, entre outros.

Na parte da tarde, a partir das 15h30, os representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal farão uma visita ao Sítio Histórico de Queimado, na Serra, que vai passar por um estudo arqueológico para ser tombado como Patrimônio Histórico. No local, aconteceu a Insurreição de Queimado, considerada um marco na história da escravidão no Brasil.

Já amanhã, a programação será voltada para a sociedade civil, lideranças e representações do movimento negro, Remanescentes Quilombolas, Povos Ciganos e Matriz Africana. O encontro será a partir das 8h30, no Palácio da Fonte Grande. Na programação estão previstas as realizações das Mesas Políticas Públicas Sociais para a População Negra; e Infraestrutura: Políticas Públicas para a População Negra.

Confira abaixo a programação:

09h30 às 10h - Abertura/ Composição da mesa:

10h às 10h30 – Apresentação da Ação

10h45 às 12h

Mesa I - Políticas Públicas Sociais para a População Negra

Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial

Fundação Cultural Palmares.

Ministério da Educação

Secretaria Nacional de Juventude/ SEGOV-PR

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

Coordenação da mesa: Ruy Gonçalves – Chefe de Gabinete da Vice governadoria do

Estado do Espírito Santo.

12h30 às 13h30 - Almoço

13h40 às 15h