Saiba onde descartar lixo, entulho e materiais recicláveis na Serra

A Prefeitura mantém locais de entrega voluntária e de descarte de resíduos

Saiba onde descartar lixo, entulho e materiais recicláveis na Serra

Texto: Angela Beserra - Foto: Divulgação/PMS

Manter a cidade limpa é um compromisso de todos os moradores e para dar a destinação correta de lixo, entulho e materiais recicláveis a Prefeitura da Serra mantém locais de entrega voluntária e de descarte de resíduos.

O programa João de Barro - Econtulho, no Bairro Novo Porto Canoa, é próprio para o descarte correto de resíduos da construção civil e podas de pequenos geradores. O Ecoentulho também conta com o serviço de coleta de móveis e eletrodomésticos inservíveis, basta agendar no telefone 3341-4153. Posteriormente os materias em bom estado são doados.

Outro ponto é a área de transbordo e triagem, em Barcelona, na Avenida Região Sudeste, 300 metros entrando pela BR 101, antes do posto BKR, que recebe resíduos da construção civil de pequenos geradores.

Recicláveis
A Prefeitura da Serra dispõe de 95 Locais de Entrega Voluntária de coleta seletiva.  O Projeto ReciclaSerra – Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos Recicláveis do Município está distribuído em 69 escolas e em 27 logradouros públicos dos bairros: Centro, Caçaroca, Santo Antonio, Maria Niobe, São Lourenço, Jacaraípe, Morada de Laranjeiras, Valparaiso e Parque Residencial Laranjeiras.

O programa utiliza o modelo de entrega voluntária, em que o próprio gerador se desloca até um local e deposita o lixo seco. As associações de catadores do município realizam a triagem dos materiais.

Atualmente, o município conta com três associações. A Recuperlixo está localizada em Jardim Tropical, a Abrasol fica em Planalto Serrano (Bloco B) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vila Nova de Colares (Amarvila) que funciona dentro do espaço físico do Projeto Catador (Procat).