Saiba onde descartar entulho e materiais recicláveis na Serra

A Serra dispõe de 112 Locais de Entrega Voluntária (LEV) de materias recicláveis, dois pontos de descarte de resíduos e três associações de catadores de materiais recicláveis

Saiba onde descartar entulho e materiais recicláveis na Serra

Texto: Eduardo Candeias - Foto: PMS

Manter a cidade limpa é um compromisso da gestão municipal e de todos os moradores. Para dar a destinação correta ao lixo, entulho e materiais recicláveis, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), mantém 112 Locais de Entrega Voluntária (LEV) de materias recicláveis, dois pontos de descarte de resíduos e três associações de catadores de materiais recicláveis na Serra.

De acordo com o secretário de Serviços, Igor Elson B. de Almeida, a população tem um papel importante na luta contra o descarte irregular de resíduos. “É importante que comunidade saiba onde e como realizar o descarte corretamente de lixo, entulho e recicláveis e que esteja sempre denunciando o descarte irregular, que é prejudicial para toda a população”, afirma.

Projeto João de Barro (Ecoentulhos)

No local, os moradores que fazem as suas reformas ou pequenas obras em casa, podem descartar de forma adequada esse entulho, colaborando com a limpeza da cidade.

Além disso, podem ser descartados materiais volumosos (eletrodomésticos, colchão, móveis usados, podas e galhos). Posteriormente, os materias em bom estado são doados. O que não pode ser descartado no projeto: equipamentos de informática; celulares pilhas e bateria; lixo domiciliar, oleosos ou graxosos e lixo hospitalar.

O projeto João de Barro recebe, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão, por dia. O Ecoentulho fica localizado na avenida Domingos José Martins, no bairro Novo Porto Canoa, e funcionada de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas. O telefone de lá é 9 9503-3549 e o 3341-4153.

Área de Transbordo e Triagem (ATT)

Outro ponto de descarte é a área de transbordo e triagem em Barcelona, que fica localizado na Avenida Região Sudeste, 300 metros entrando pela BR 101, antes do posto BKR, que recebe resíduos da construção civil de pequenos geradores.

Recicláveis

A Serra dispõe de 112 Locais de Entrega Voluntária (LEV) de material reciclável, distribuídos pelo município e três associações de catadores de materiais recicláveis.

O Projeto ReciclaSerra – Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos Recicláveis do Município está distribuído em 86 escolas e creches, no Pró-Cidadão, na sede da Prefeitura da Serra e no antigo prédio da administração municipal, além de outros 23 locais nos bairros: Parque Residencial Laranjeiras, Valparaíso, Colina de Laranjeiras, Castelândia, Barcelona, Jacaraípe, Santo Antônio, Caçaroca, Serra-Sede e Porto Canoa.

O programa utiliza o modelo de entrega voluntária, em que o próprio gerador se desloca até um local e deposita o lixo seco. Os materiais recicláveis como plástico, papel, alumínio e vidro, descartados pela comunidade nesses pontos de entregas voluntárias são recolhidos pela prefeitura e encaminhados a três associações de catadores que fazem a triagem e comercializam este material.

As associações são: Recuperlixo, que está localizada em Jardim Tropical, a Abrasol, que fica em Planalto Serrano (Bloco B) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vila Nova de Colares (Amarvila) que funciona dentro do espaço físico do Projeto Catador (Procat).

“Além de reduzir o quantitativo de lixo recolhido pelos caminhões de coleta e levado ao aterro sanitário licenciado ambientalmente, o morador também contribui com o meio ambiente”, afirma o secretário de Serviços da Prefeitura Municipal da Serra, Igor Elson B. de Almeida.

Serra Limpa é Serra Linda

O município está de olho em quem faz o descarte irregular. Com a campanha "Serra Limpa é Serra Linda", a Prefeitura da Serra tem o objetivo de conscientizar os moradores para o descarte correto de resíduos de obras (pedaços de madeiras, pedaços de azulejo, gesso, tijolo, concreto), madeiras, entre outros.

São várias frentes de trabalho no combate ao descarte irregular de entulho, como a criação de um WhatsApp (99976-2595) para receber fotos e vídeos de flagrantes de irregularidades, intensificação da fiscalização e das notificações e multas, criação de leis específicas para regularizar o despejo e destinação de entulho, entre outras.