Seap desenvolve projeto hortas escolares na Serra

O projeto está implantado ou em fase de implantação em cinco unidades

Seap desenvolve projeto hortas escolares na Serra

Texto: Tania Mariano
Fotos: Divulgação/PMS

Iniciado em novembro de 2014, por iniciativa da Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap), o projeto Hortas Escolares já está implantado ou em fase de implantação em cinco unidades da rede pública municipal da Serra.

O projeto, que conta com a parceria com a Secretaria de Educação (Sedu), tem como objetivo principal incentivar as escolas e creches municipais a aproveitarem espaços vazios para a implantação de pequenas plantações de hortaliças para o consumo dos próprios alunos.

Já aderiram ao projeto as seguintes unidades de ensino: Emef João Calmon, em Planalto Serrano Bloco B; Emef Herbert de Souza, em São Marcos; Cmei Amélia Pereira e Cmei Antônio Laia da Silva, ambas em Jardim Tropical; e Cmei Vista do Mestre Álvaro, em Residencial Vista do Mestre. Neste último Cmei , a ideia é implantar a horta para inaugurar em breve, junto com a escola.

A Seap disponibiliza Assistência Técnica, com Assessoria Especializada dos engenheiros agrônomos Cloves do Carmo e Flávio Carneiro Girão, e disponibiliza os insumos, como terra vegetal e/ou esterco de curral. Os agrônomos também orientam sobre os equipamentos e ferramentas necessárias, que devem ser providenciados pela própria escola.

Segundo o secretário da Seap, Paulo Menegueli, estas hortas servem de laboratórios vivos de ensino e aprendizagem, permitindo aos alunos o contato direto com a terra, as plantas, o solo e as relações biológicas, como a germinação de sementes, o desenvolvimento das hortaliças e a colheita dos alimentos.

“As hortas permitem também colocar os alunos em contato com as relações que acontecem entre o solo e a água, como a irrigação e a drenagem. O projeto Hortas Escolares também pode formar multiplicadores e servir de exemplo e motivação para outros projetos similares, como os de hortas caseiras e a hortas comunitárias”, explica Paulo Menegueli.

As instituições que tiverem interesse em implementar uma horta devem entrar em contato com  a Seap, pelo telefone 3291-2317, e agendar uma visita com o engenheiro responsável, Flavio Girão, que fará uma avaliação do local.

Com este trabalho, alguns importantes resultados estão sendo alcançados:

- A produção de verduras e legumes frescos e saudáveis que são aproveitados na merenda escolar.

- Novos assuntos estão sendo analisados: captação de águas da chuva para a irrigação das hortaliças e a integração com os pais e as famílias da comunidade.

Confira como andam os trabalhos nas unidades escolares:

- Emef João Calmon – Horta escolar já implantada, em fase de colheita.

- Emef Herbert de Souza – Horta escolar em fase inicial de desenvolvimento.

- Cmei Amélia Pereira - Projeto em fase inicial de implantação.

- Cmei  Antônio Laia da Silva - Projeto em fase inicial de implantação.

- Cmei Vista do Mestre Álvaro - Projeto em fase inicial de implantação.