Secretaria das Mulheres promove campanha pelo fim da violência neste sábado

Ação acontece durante evento no Parque da Cidade
Secretaria das Mulheres promove campanha pelo fim da violência neste sábado
TEXTO: Gabrielle Tallon   FOTO: Gabrielle Tallon/Secom-PMS

É neste sábado (24) a Campanha do Laço Branco da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra (Seppom), que acontece durante o 3º Dia D Detran, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), das 9 às 14 horas, no Parque da Cidade.

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do fim da violência contra a mulher, que tem altos índices no município, o evento faz parte da programação da campanha internacional 16 Dias de Ativismo, realizada em vários países.

No Brasil, a campanha começou na última terça (20), quando é comemorado o Dia da Consciência Negra, para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras; e vai terminar em 10 de dezembro, data de comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Durante os 16 Dias de Ativismo, também é celebrado em 25 de novembro o Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres.

16 dias de ativismo

Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que se posicionaram contrárias ao ditador Trujillo, ficando conhecidas como “Las Mariposas”, e sendo assassinadas em 1960, na República Dominicana.

Serviço

Campanha do Laço Branco

Quando: sábado (24), das 9h às 14h, durante o 3º Dia D Detran

Onde: Parque da Cidade, Laranjeiras