Sedes e lideranças comunitárias finalizam implantação do Conselho Municipal de Segurança

O conselho será formado por membros da sociedade civil e representantes de algumas das secretarias municipais, do 6º Batalhão e da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar, da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil da Serra, entre outros

Texto: Marcos Sacramento

As políticas para promoção de ambientes seguros realizadas pela Prefeitura da Serra ganharão um importante aliado com a estruturação do Comseg (Conselho Municipal de Segurança). Criado a partir da lei 4.889/2018, tem a finalidade de auxiliar a administração na orientação, planejamento, interpretação em matéria de segurança, defesa civil, educação para a prevenção e repressão ao crime em todas as suas formas, e opera respeitando a autonomia dos órgãos e instituições que o compõem.

O conselho será formado por membros da sociedade civil e representantes de algumas das secretarias municipais da Serra, do 6º Batalhão e da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar, da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil da Serra, da Polícia Rodoviária Federal e da Câmara Municipal da Serra.

A fim de articular a mobilização de formação do conselho junto às comunidades, o secretário de Defesa Social, Jailson Miranda, se reuniu na última quarta-feira (17) com representantes da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS) e da Federação das Associações de Moradores do Estado do Espírito Santo (Famopes).

“O Artigo 144 da Constituição Federal diz que a segurança pública é dever do estado, direito e responsabilidade de todos. Com o conselho municipal, iremos fortalecer o envolvimento da sociedade no trabalho de promover a paz social e a ordem pública”, destaca o secretário Jailson Miranda.

“O maior envolvimento da sociedade civil que o Comseg irá promover junto às discussões das ações de segurança será fundamental para continuarmos reduzindo mês a mês os índices de criminalidade no município da Serra”, lembra Miranda.

Para o secretário-adjunto de Direitos Humanos e diretor da Federação das Associações de Moradores do Estado do Espírito Santo (Famopes), Jean Cassiano, a participação das lideranças comunitárias é muito importante para o aperfeiçoamento das políticas de segurança pública. “Entendo como sendo muito importante a implantação do conselho, com o qual as lideranças comunitárias têm o dever de comunicar”, destaca.