Semana da Cidadania LGBT da Serra de 5 a 13 de novembro

Semana da Cidadania LGBT da Serra de 5 a 13 de novembro

Texto: Djeisan Lettieri - Foto: Divulgação

Desconstruir preconceitos, intolerâncias, propor a convivência harmoniosa e a garantia dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Esses são alguns dos objetivos da V Semana de Cidadania LGBT, que acontece entre os dias cinco e 13 de novembro e contará com seminários, palestras, sessão de cinema, roda de conversa, manifesto, dentre outros eventos.

A Semana terá ações abertas à participação popular e também terá a participação de diversas secretarias municipais e do Fórum LGBT da Serra, que é composto por membros da sociedade civil e do poder público. “Esses eventos serão oportunidades para discussão e de proposição de ações para prevenir e combater o preconceito, a discriminação e a exclusão social à que essas pessoas estão submetidas em função de sua orientação sexual ou de sua identidade de gênero”, informa o secretário de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Marlon Amorim.

Dentro da programação, na quarta-feira (9) acontece o Seminário de Políticas Públicas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, a partir das 8 horas no auditório do IFES. O objetivo é sensibilizar gestores sobre a importância de que os serviços ofertados tomem conhecimento dos direitos da população LGBT e dos meios de acessá-los e respeitá-los, para que este público possa ser acolhido e inserido devidamente, já que todas as políticas públicas envolvidas têm o caráter universalizante e o compromisso com a defesa dos direitos humanos.

E para encerrar as atividades desta Semana será realizado o 9º Manifesto LGBT, na Praia de Jacaraípe, evento que dá visibilidade às demandas dessa população como o desejo de ser respeitado da forma como cada ser humano se constitui. Os eventos são promovidos pela Secretaria de Direitos Humanos da Serra.

Confira a programação completa da Semana da Cidadania LGBT

HORÁRIO/LOCAL

Dia 05 - sábado

Seminário de encerramento do Curso de Formação Continuada em Educação para as Relações Étnico- raciais e Diversidade

8 às 17h / Centro de Formação Prof. Pedro Valadão Perez: Av. José Rato (em frente ao Posto BR)

Dia 07 - segunda-feira

Palestra sobre Diversidade Sexual e sobre Direitos e Violência contra a Mulher

18h / EMEF Aureníria Correa Pimentel: Rua 1, s/n - Novo Horizonte

Dia 08 - terça-feira

Roda de Conversa Política Intolerância, Meio Ambiente e Ancestralidade: o caminho para as comunidades de matriz africana para os próximos 20 anos

18 horas / Casa da Mãe Neia:  rua Vila Lobos, nº 11, Bairro de Fátima

Dia 09 - quarta-feira

Seminário de Políticas Públicas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) do Município da Serra.

8 às12h / auditório do IFES:  ES-010, Km-6,5 - Manguinhos

Dia 11- sexta-feira