Seminário debate trabalho infantil na Serra

Crianças e adolescentes têm direito ao estudo e ao lazer

Seminário debate trabalho infantil na Serra


Texto: Djeisan Lettieri
Fotos: Divulgação/PMS

Fortalecer a importância da garantia dos diretos das crianças à escola e ao lazer. Este foi o principal objetivo do I Seminário de Combate ao Trabalho Infantil da Serra, evento realizado na última quinta-feira (23), na Estação Conhecimento, em Cidade Continental.

Participaram do encontro 75 pessoas, sendo a grande maioria representantes de órgãos públicos e outras instituições que compõem a rede de atendimento à criança e ao adolescente no Estado. Também estiveram presentas alguns vereadores do município.

A Abertura do evento contou com a participação de crianças do Lar Semente de Amor, que declamaram o hino nacional e também fizeram uma apresentação cultural.

A juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES), Rosaly Stange Azevedo, gestora Regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, falou sobre “O combate ao trabalho infantil e a proteção ao trabalho do adolescente”.

O segundo palestrante, o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-ES), Marcos Mauro Rodrigues Buzato, enfocou “Os impactos do trabalho infantil no desenvolvimento de crianças e adolescentes”.

Segundo a secretária interina da Assistência Social, Elcimara Rangel, o evento foi uma importante oportunidade de sensibilização da rede, que é composta por Cras e Creas, dentre outros.

“Com mais conhecimento, podemos ter um olhar mais técnico e ao mesmo tempo mais sensibilizado sobre as crianças que são vítimas de exploração, e também dar os encaminhamentos adequados para cada caso. Na nossa cultura, ainda há o mito reforçado pelo discurso de que seria melhor a criança ou o adolescente estar trabalhando do que ficar 'à toa'. Na verdade, isso representa uma ameaça aos seus direitos à educação e ao lazer", explica a secretária.

O seminário foi promovido pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concase), do Conselho Municipal de Assistência Social (Comasse) e do Ministério Público do Trabalho.