Semma expande projeto De Olho no Óleo

Meta para 2015 é conquistar a adesão de outros 43 bairros

Semma expande projeto De Olho no Óleo

Márcio Scheppa

Nesta terça-feira (9), às 18h30, na Emef Dom Hélder Câmara, em Parque Jacaraípe, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura da Serra lança mais uma etapa de expansão do projeto De Olho no Óleo. O objetivo é incluir os bairros da Serra que compõem a chamada Região Praia.

O De Olho no Óleo é um sistema comunitário de coleta de resíduo de óleo vegetal domiciliar, que busca sensibilizar a população serrana sobre os prejuízos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado do óleo usado.

“O óleo descartado de forma incorreta causa impactos ao meio ambiente, pode contaminar os recursos hídricos e causa problemas no sistema de esgoto. Com a parceria das associações de moradores e o empenho de cada família participante é possível preservar e melhorar a qualidade dos córregos, rios, lagoas e praias do Município da Serra”, explica a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.

Expansão

A Região de Serra Sede já é atendida pelo projeto De Olho no Óleo desde junho de 2014. São 22 bairros participantes, por meio da adesão das Associações de Moradores. Até dezembro de 2014, foram cadastradas 580 residências com uma coleta de 2.100 litros de resíduo de óleo de cozinha.

A meta para 2015 é a inclusão de pelo menos 43 bairros, com o cadastro de 2.200 residências e a destinação adequada de aproximadamente 3.000 litros de resíduo de óleo de cozinha. “Parte disso já foi conquistado. Neste primeiro semestre de 2015, o projeto já foi expandido para bairros das regiões de Laranjeiras e Civit, com uma adesão de 24 bairros”, acrescenta a secretária.

Metodologia

- A Prefeitura é responsável pela organização de um sistema comunitário de coleta e por incentivar a participação das associações de moradores;

- A prefeitura fornece as bombonas e coletores individuais, já as associações ficam responsáveis pelos pontos de coleta e pelo cadastro dos moradores;

- Também é de responsabilidade da Prefeitura a realização de oficinas de produção de sabão, um dos destinos do óleo usado. Empresas produtoras de detergente também têm interesse no produto.

Como participar

Procure a Associação de Moradores do seu bairro, colete seu resíduo de óleo de fritura e destine corretamente.

1º passo: espere o óleo esfriar na panela;

2º passo: despeje o óleo em uma garrafa pet usando um funil;

3º passo: feche a garrafa para evitar odores e atrair insetos;

4º passo: limpe a panela e o funil com um guardanapo e descarte-o no lixo orgânico;

5º passo: leve a garrafa cheia ao posto de entrega mais próximo.