Semma faz entrega de prêmio Comunidade Sustentável 2018

Nesta quarta-feira (5), será realizada a cerimônia de entrega do prêmio Comunidade Sustentável 2018. O evento será na APA Mestre Álvaro, a partir das 15h.
Semma faz entrega de prêmio Comunidade Sustentável 2018
TEXTO: Gabriela Conti   FOTO: PMS

Nesta quarta-feira (5), será realizada a cerimônia de entrega do prêmio Comunidade Sustentável 2018. O evento será na APA Mestre Álvaro, a partir das 15 horas.

Realizado pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o prêmio teve como objetivo resgatar e mobilizar os Agentes Ambientais Comunitários formados pelo departamento de Educação Ambiental entre 2009 e 2016. Esses agentes realizaram em seus bairros ações ligadas ao cuidado, preservação e conservação do meio ambiente.

“O curso de Agente Ambiental Comunitário é desenvolvido pela prefeitura para sensibilizar os munícipes sobre as questões ambientais. Esse é um curso de educação ambiental com carga horária de 60h. Por isso, decidimos mobilizar esses agentes que fizeram o curso entre 2009 e 2016, para resgatar o trabalho já realizado e fortalecer a conscientização ambiental, principalmente no que diz respeito ao descarte irregular de resíduos. Os agentes ambientais funcionam como fiscais e multiplicadores de boas práticas nas comunidades”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Áurea Almeida.

As ações começaram a ser realizadas no dia 5 de junho.  Hoje, serão anunciados os três projetos vencedores. O primeiro colocado receberá um troféu, uma medalha para cada integrante do grupo e um certificado de participação.  Haverá ainda um prêmio surpresa.

Os trabalhos foram escolhidos por uma banca examinadora, formada por membros das secretarias de Meio Ambiente e Serviços.

Conheça os projetos finalistas

Bairro: André Carloni

Projeto: Reciclagem: uma palavra e muitas ideias!

Grupo: Visão Ambiental

Resumo: O projeto Horta e Jardim Suspenso foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos moradores, das escolas e creches do bairro.

Bairro: Vários

Grupo: Amigos do Mestre Álvaro

Projeto: Acessibilidade de Mãos Dadas com Inclusão

Resumo: Realizar uma trilha ecológica para as pessoas com deficiências (visual, auditiva e com mobilidade reduzida), promovendo a cidadania por meio da acessibilidade, além de divulgar a APA Mestre Álvaro, fomentar a educação ambiental de forma específica por meio de libras.

Bairro: Conjunto Carapina I

Projeto: Meu bairro, minha cidade mais sustentável

Grupo: Grupo Sustentável

Resumo: Criar ações de mobilização comunitária para limpeza e manutenção do bairro, intervindo desta forma nos fatores de risco e desenvolvendo a educação ambiental para a promoção e melhoria das condições ambientais do bairro, consolidando uma cultura voltada ao cuidado com o meio ambiente, ofertando uma campanha educativa com palestras e oficinas aos moradores, escolas e igrejas do bairro.

Bairros: Eldorado e Novo Porto Canoa

Projeto: Agentes Ambientais em Ação

Grupo: Renovação Ambiental

Resumo: Realizar trabalhos de educação ambiental, minimizando os problemas gerados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos residenciais nas vias públicas. Além de eliminar os impactos ambientais negativos, trazendo qualidade tanto para os moradores, quanto para os prestadores do serviço (gari e coletor). Identificar os pontos críticos pelo bairro e implantar bombonas nos pontos selecionados.

Bairro: Eurico Salles

Projeto: Centro Comunitário Sustentável

Grupo: Eurico Salles Sustentável

Resumo: Conter o desperdício de água com a conscientização e reutilização, com a implantação de um sistema coletor/ distribuidor de água da chuva no Centro Comunitário de Eurico Salles.

Curso de Agente Ambiental Comunitário

O objetivo principal é a formação de “Agentes Ambientais Comunitários” e a sensibilização das comunidades para as questões ambientais por meio de um “Curso de Educação Ambiental” (60h) que contribua para mudanças de hábitos e valores em relação ao ambiente, a fim de despertar nos munícipes a importância na adoção de práticas sustentáveis em seu dia a dia, visando a preservação do meio ambiente, não comprometendo os recursos naturais das gerações futuras.

Programação da premiação

15h – Recepção / Café