Semma formará 10 turmas de agentes ambientais comunitários
Associações de moradores interessadas devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente
Texto: Márcio Scheppa
Foto: Divulgação/PMS
As associações de moradores interessadas no curso de formação de Agente Ambiental Comunitário, voltado para o público jovem e adulto, devem entrar em contato com o Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) da Serra.
As primeiras turmas iniciarão em fevereiro de 2016. “Este ano, lançamos o curso de agentes ambientais mirins. Foram três turmas formadas. Para o ano que vem, vamos continuar com a formação de crianças e adolescentes e retomar a formação de adultos”, revela a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.
A secretária explica que serão 10 turmas durante o ano e que o atendimento será por ordem de chegada. “A inscrição deve ser feita pelas associações de moradores”, orienta.
A Semma fica no 2º andar do prédio administrativo da Prefeitura da Serra, localizado em Serra Sede, e o telefone para mais informações é (27) 3291-2400.
Objetivos
O objetivo é formar Agentes Ambientais e sensibilizar as comunidades para as questões ambientais por meio de um “Curso de Capacitação" que contribua para mudanças de hábitos e valores, em relação ao ambiente. Com o curso os agentes adotam uma ética de vida sustentável e passam a desenvolver ações que visam proteger o meio ambiente em seu bairro.
A ideia é que os participantes desenvolvam ações nas áreas de interesse ambiental de sua comunidade.
Durante o curso, os participantes serão incentivados a resgatar a memória local e municipal, como forma da comunidade conhecer melhor sua realidade, origens, desenvolvimento e surgimento dos problemas socioambientais.
As atividades e conteúdos buscarão ainda estimular debates e reflexões em torno dos problemas socioambientais locais, regionais e nacionais, bem com as prevenções e soluções.
Saiba mais
Cada turma deverá ter no mínimo 30 e no máximo 40 pessoas. A idade mínima para participar é de 15 anos. A presença deve ser no mínimo de 75% das atividades de formação. As aulas serão oferecidas no período noturno.
Os temas a serem abordados são: Serra e sua história; introdução à educação ambiental; recursos hídricos: água e esgoto; resíduos sólidos: coleta seletiva e a regra dos 5R’s; ecossistemas da Serra; práticas da educação ambiental; legislação ambiental e uma visita monitorada.
Ao final dos módulos, para a conclusão da formação e certificação dos Agentes Ambientais, o grupo de formandos realizará uma ação de intervenção ambiental no bairro. “Após a formatura, o grupo passa a definir as atividades que pretende desenvolver em sua comunidade, para dar continuidade ao trabalho de Educação Ambiental”, conclui a secretária Andreia.