Semma recolhe 29 aves silvestres em Palmeiras

A ação foi realizada na manhã dessa quarta-feira (21) em três casas no bairro Palmeiras. Foram recolhidos 24 coleiros, três canários da terra e duas maritacas

Semma recolhe 29 aves silvestres em Palmeiras

Texto: Gabriela Conti - Foto: Fiscalização PMS

Atendendo uma denúncia anônima, a equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura da Serra, juntamente com a Guarda Municipal, realizou uma apreensão de 29 aves silvestres.

A ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (21) em três casas no bairro Palmeiras. Foram recolhidos 24 coleiros, três canários da terra e duas maritacas.

Após a apreensão, os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que pertence ao Ibama e está localizado em Barcelona.  No local, os animais  serão tratados pelos veterinários. E seguida, serão enviados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), no município de Aracruz, onde serão reabilitados à vida livre e devolvidos ao habitat natural.

Duas pessoas foram multadas. A multa para quem for pego com animais silvestres varia de R$ 50 a R$ 300, mais R$ 50 por espécie, e para animais que estão na lista de extinção é de R$ 100. Se tiver mais de três unidades, é caracterizado como comércio ilegal e a multa é aplicada em dobro. Com mais de 10 unidades, é considerado tráfico de animais e multa é multiplicada por cinco.

Quem quiser denunciar a manutenção de animais silvestres em cativeiro deve ligar para 99951-2321/ 0800 283 9780 e o e-mail é dfa.semma@serra.es.gov.br.