Serra começa a disponibilizar prótese dentária total

A porta de entrada para o tratamento é a unidade mais próxima da residência do paciente

Serra começa a disponibilizar prótese dentária total


Texto: Simone Delevedove
 Foto: Divulgação/PMS

A partir desta segunda-feira (21), a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), por meio da rede de assistência odontológica, passa a disponibilizar aos pacientes a prótese dentária total. O tratamento é realizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica localizado na Unidade Regional de Boa Vista.

Para fazer o tratamento, basta procurar a unidade mais próxima da residência do paciente. Moradora de Nova Carapina I, Santa Rosa Souza Pereira (foto) foi a primeira paciente a receber a prótese total dentária.

Atualmente, a rede de assistência odontológica da Prefeitura da Serra conta com 85 consultórios odontológicos, distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades Regionais de Saúde.

São 29 unidades de saúde, com atendimento das 07 às 17 horas. Em média são realizados mensalmente 32 mil atendimentos. A urgência odontológica 24 horas é realizada nas UPA’s de Carapina e Serra-Sede.

Até o final deste ano, mais três Unidades estarão disponibilizando atendimento odontológico aos pacientes: Jardim Tropical, Vista da Serra e São Marcos.

Atendimento básico

Nas unidades básicas, o atendimento é voltado para prevenção contra cárie e promoção da saúde bucal, e inclui revelação e  remoção de de placa, orientação à escovação, aplicação de selante, remoção de tártaro, aplicação de flúor, restauração em resina ou amálgama, extração de dentes e Raio-X.

Onde funciona:

– Unidades Regionais de Saúde de Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Serra Dourada e Serra-Sede.

- Unidades Básicas de André Carlone, Boa Vista, Carapina Grande, Central Carapina, Unidade Itinerante, Jardim Carapina, José de Anchieta, Nova Carapina I e II, Planalto Serrano - Blocos A e B, Taquara I e II, Bairro de Fátima, Barcelona, Cidade Continental - Setores Ásia e Oceania, Eldorado, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Nova Almeida, Pitanga e Vila Nova de Colares.

Atendimento especializado

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica localizado na Unidade Regional de Boa Vista, oferece os tratamentos de endodontia (tratamento de canal), bucomaxilo (cirurgia de terceiro molar – retirada de dente ciso e outras cirurgias); periodontia (tratamento e cirurgia de gengiva); diagnóstico bucal com ênfase em câncer de boca; atendimento para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) e prótese total.

Na Unidade Regional de Serra-Sede é possível ter atendimento especializado para alguns procedimentos, como tratamento de canal, bucomaxilo (que promove correções no sistema bucal, como mandíbula e maxilar). Na Unidade Regional de Novo Horizonte é oferecido especialista em endodontia.

Urgência odontológica

Em caso de urgência odontológica o paciente deve procurar a UPA 24h de Carapina e, durante o dia, na UPA 24 horas de Serra-Sede.