Serra comemora 459 anos com festa e melhorias públicas

Melhorias na iluminação e entrega de obras em Jacaraípe serão feitas até o verão

Serra comemora 459 anos com festa e melhorias públicas

Texto: Jaqueline Vianna
Fotos: André Toscano e Márcio Scheppa

A Serra está completando, no próximo dia 8 (terça-feira), 459 anos de tradição, cultura e história. Para marcar esta data e o Dia do Serrano, comemorado no dia 26, e mostrar os preparativos para o verão e as obras estruturantes da cidade, o prefeito Audifax Barcelos concedeu uma coletiva à imprensa nesta quarta-feira (2).

“Os festejos começam neste sábado (5), em homenagem à padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição, com atividades religiosas e culturais. Dia 8 teremos show com a artista Flávia Dornelas e uma vasta programação durante o mês de dezembro. No dia do Serrano, dia 26, teremos a maior e mais bonita queima de fogos do Estado, na festa da Fincada do Mastro”, adiantou o prefeito.

Ele destacou ainda que a Serra terá a chamada Rua de Lazer e Saúde, em locais como Jacaraípe, Manguinhos, Bicanga e Parque da Cidade. “Vamos fazer aos sábados e domingos durante o verão e, dando certo a experiência, estudaremos fazer durante todo o ano, aos domingos. Haverá atividades de zumba, ginástica, oficinas e vasta programação para a criançada e toda a família”, destacou.

Audifax Barcelos também lembrou as entregas de iluminação, que estão sendo feitas em toda a cidade e agora será realizada também na orla do município, com substituição das luminárias amarelas pelas brancas, de vapor metálico de 150, 250 e 400 watts de potência.

Ainda serão inauguradas, até o verão, parte das obras no Rio Jacaraípe. No trecho urbano mais próximo à ponte da ES-010, estão sendo feitas intervenções de nova pista de rolamento, calçadão, iluminação e paisagismo que serão entregues a comunidade até o final deste ano.

Atualmente a obra de limpeza, dragagem e urbanização do Rio Jacaraípe passa pela dragagem e ampliação da calha do Rio, das estacas 0 a 55, próximo a ponte da ES-010.

Em junho foi iniciada a obra de reforma da Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, e parte da obra será entregue na semana do Natal. A praça está sendo reformada com a setorização de dois espaços separados pelo canal. Um investimento de R$ 5,7 milhões vai mudar uma área de 22 mil m² trazendo melhorias nas áreas de segurança, lazer e turismo.

O lado esquerdo é o que será entregue, o largo principal. Quem visitar o local vai poder desfrutar de paisagismo com palmeiras de grande porte, distribuídas entre os passeios, que contará com pergolados, mesas, bancos, quadra poliesportiva e playground. Durante a reforma também houve melhoria ao monumento de Iemanjá e construção de um deck de contenção do mar. Todo o sistema de drenagem de água pluvial da praça foi refeito.