Serra cria rede de apoio unificado às mães de alunos especiais

Seis secretarias municiais se uniram para potencializar o atendimento às famílias com filhos público alvo da Educação Especial
Serra cria rede de apoio unificado às mães de alunos especiais
TEXTO: Jéssica Romanha   FOTO: Everton Nunes/Secom-PMS

Com o objetivo de fortalecer as políticas e acolher as demandas das famílias dos alunos da educação especial, seis secretarias municipais se juntaram para criar encontros mensais unificados, com debates, orientações e divulgação de dados de interesse.

Segundo o secretário de Educação, Gelson Junquilho, a gestão tem o objetivo de criar uma rede de apoio e acolhimento. Além disso, quer aproximar, cada vez mais, família e escola, com a finalidade de potencializar o ensino e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos estudantes e seus familiares.

A coordenadora da Educação Especial da Serra, Mara Rubia dos Reis Fonseca, destacou que o encontro pretende acolher as famílias nas demandas específicas e apoiar as escolas no desenvolvimento e aprimoramento de ações junto ao estudante público-alvo da Educação Especial.

A ação vai reunir as secretarias de Educação; Políticas Públicas para as Mulheres; Assistência Social; Direitos Humanos; Habitação e Saúde e as famílias de todos os 1.843 alunos especiais. Todos os familiares e responsáveis pelas crianças foram comunicados e convidados a participar do primeiro encontro na última sexta-feira, no Cras de Laranjeiras.

Gelson Junquilho explicou que as mães dos alunos já eram recebidas pelos secretários municipais e equipe técnica da Serra mensalmente, no entanto, agora, o objetivo é expandir o canal de comunicação para toda a família e oferecer um acolhimento integrado pelas secretarias.

"Assim, vamos buscar oferecer mais acolhimento, não só para a criança, mas para toda a família no âmbito educacional, bem como assistencial, de saúde e políticas públicas. Acreditamos que, assim, as crianças se desenvolvem melhor na escola e aumentam seus rendimentos".

As datas e locais dos demais encontros serão definidas e anunciadas em breve, conforme demanda da população.