Serra está em festa para receber a tocha olímpica

Serra está em festa para receber a tocha olímpica

Texto: Christian Nascimento e Marcio Scheppa - Foto: Divulgação/PMS

O tão esperado dia chegou. A Serra está em festa! E o motivo para tanta alegria e orgulho é a chegada da tocha olímpica, o símbolo principal do maior evento esportivo do mundo, os jogos Olímpicos. E para marcar este momento histórico, a Prefeitura da Serra preparou uma grande festa, com uma programação recheada de atividades culturais e esportivas, que acontecem nas ruas de Laranjeiras, Parque da Cidade e Serra-Sede.

A passagem da tocha pela cidade nesta quarta-feira (18), terá início às 7 horas, com a sua recepção, na Avenida Eudes Scherrer de Souza, no Parque Residencial de Laranjeiras. Lá a tocha vai ser acessa por três alunas das escolas da Serra. Em seguida o revezamento da tocha segue para o Parque da Cidade em Laranjeiras. No Parque a chama permanecerá por 15 minutos, enquanto uma série de atividades está programada. Entre elas dança, música, xadrez, zumba e apresentação de artistas locais.

Dando continuidade a passagem da tocha olímpica pela cidade, a chama segue no sentido Serra Sede, onde será aguardada com grande festa ao som da Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Clovis Borges Miguel, pela Banda de Música Estrela dos Artistas, uma Banda de Congo formada por congueiros de toda a cidade, além de representantes do movimento negro do município.

O comboio trazendo a chama olímpica deve chegar em Serra Sede por volta das 8 horas. Ela segue para a Praça Barbosa Leão, onde está localizada Igreja Nossa Senhora da Conceição, primeiro monumento religioso fundado, em 1769.

Alterações. Devido a grande festa pela passagem da Tocha Olímpica na Serra, motoristas e moradores deverão ficar atentos as alterações nos trânsito. Para realizar esse grande evento com o menor impacto possível na circulação urbana, e com o objetivo de garantir à população seu acesso aos locais por onde o Revezamento da Tocha vai passar, serão realizadas as alterações que podem ser conferidas nas matérias relacionadas.

Conheça a Serra: uma cidade cheia de belezas e oportunidades

O município da Serra é o mais populoso do Espírito Santo, com quase 500 mil habitantes, o que corresponde a 12% da população capixaba. Com uma área total de 547,45 km2, ele integra a Região Metropolitana da Grande Vitória, e fica a 23 quilômetros da Capital, Vitória.

Com posição geográfica privilegiada, a Serra se apresenta como um dos centros logísticos do Espírito Santo, além de concentrar aspectos culturais, étnicos e históricos que a transformam em importante ponto turístico capixaba, com 23 quilômetros de litoral.

A cidade conta com um vasto leque de oportunidades de desenvolvimento, seja na indústria, setor no qual ganha destaque nacional e internacional, seja no comércio, serviços, logística e construção civil. Ainda em relação à economia, na lista de arranjos produtivos locais, merecem destaque também as áreas de metalmecânica e rochas.

Com um produto Interno Bruto (PIB) de R$ 15,43 milhões, em 2013, apresentou-se como a segunda maior economia dentre os municípios capixabas naquele ano, superado apenas pela capital do Estado. Já o O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) - Serra é 0,739, em 2010, o que situa o município na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799).

Cultura

Fundada na época das Capitanias, a cidade é um dos berços culturais do Espírito Santo, dona de patrimônio diversificado e identidade marcante. Segundo os antigos mestres da cultura popular, o congo, principal manifestação do folclore capixaba, teria se originado em Putiri, área rural da Serra.

O município também abriga patrimônios jesuíticos, ruínas históricas, diversas áreas de proteção ambiental e algumas das mais belas paisagens do Estado, com natureza exuberante e privilegiada pela mistura de mar, lagoas, serras e vales.

Fontes: Plano de Desenvolvimento do Município da Serra, IBGE, PNUD e www.serra.es.gov.br

Matérias relacionadas:
Confira os pontos de revezamento da Tocha Olímpica na Serra

Passagem da tocha pela Serra terá atrações culturais

Moradores da Serra vão conduzir tocha olímpica em outros municípios

Tocha Olímpica será conduzida por 15 pessoas na Serra

Tocha Olímpica: Confira as interdições do trânsito na passagem da Tocha pela Serra

Tocha Olímpica poderá ser vista em locais representativos da história da Serra

TOCHA OLÍMPICA RIO 2016: Confira a rota da tocha na Serra