Serra ganha novo espaço para atender pacientes com autismo

O atendimento é feito pela Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (AMAES), e, por meio de um convênio com a Prefeitura da Serra, ela também atenderá os pacientes em Serra-Sede

Serra ganha novo espaço para atender pacientes com autismo

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

A Serra ganhará mais um espaço para tratar pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Aproximadamente 79 crianças e adolescentes que recebiam tratamento em Vitória passarão a ser atendidos em um novo espaço localizado em Serra-Sede, onde funcionava o antigo Pronto Atendimento (PA), que será reformado.

O atendimento é feito pela Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes), e, por meio de um convênio com a Prefeitura da Serra, a Amaes também atenderá os pacientes em Serra-Sede. Há mais 138 pacientes na espera, que agora poderão ser acolhidos no município.

“Essa cessão, além de ampliar o acesso ao serviço, visou o acolhimento dos pacientes de forma mais humanizada”, comentou o secretário de Saúde, Alexandre Viana.

Com essa nova unidade, além de encurtar a distância para as famílias serranas, o município oferta também um serviço específico, já que a associação é referência em acolhimento e difusão do conhecimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado.

Hoje, os pacientes com TEA são acolhidos pelas equipes de Saúde Mental das Unidades Regionais de Saúde de Jacaraípe, Serra-Sede, Feu Rosa, Serra Dourada, Boa Vista e Novo Horizonte. Eles também recebem atendimento no CAPS Infantojuvenil, em Morada de Laranjeiras, na APAE e na Pestalozzi.