Museu Histórico da Serra apresenta exposição fotográfica

Apresentação pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, no Museu Histórico da Serra

Museu Histórico da Serra apresenta exposição fotográfica

Texto: Julius Carvalho - Foto: Divulgação

Um misto de conhecimento e história. E ainda um programa para toda a família. Assim pode ser definida a exposição de fotos antigas “Serra: Pelas lentes do tempo”,  A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, no Museu Histórico da Serra, Rua Cassiano Castelo, 22, Serra Sede.

As fotos são do acervo da Prefeitura da Serra, do Museu Histórico da Serra, do Livro Memória Fotográfica da Serra do renomado fotógrafo Paulo de Barros, e de sites como IBGE entre outros. E mostra como era o município serrano no século passado.

Na exposição, o visitante poderá conferir o centro da Serra ainda em formação, como também os bairros de Nova Almeida e Jacaraípe. São registros antigos e atuais tirados de ângulos parecidos e que revelam um pouco de cada fase do município.

“É uma forma de conhecer o cenário passado da Serra, como o município se transformou, mudou, se expandiu. O morador tem de conhecer a cidade onde nasceu. E essa exposição permite isso, pois mostra a Serra em diferentes fases. É uma verdadeira viagem no tempo”, explicou a coordenadora da exposição Gilcélia Svensson.

A exposição “Serra: Pelas lentes do tempo” vai até 31 de janeiro. Grupos interessados em agendar visitas podem ligar para o número 3251-6636.

O município da Serra foi criado em 1833, com território desmembrado de Vitória, em 19 de março de 1849. Foi deflagrado um movimento de libertação dos escravos em São José do Queimado. No século XIX, a Serra muito se desenvolveu por ser um entreposto de comércio para a região norte do estado. E ainda, pela sua produção de açúcar e café.