Serra realiza "II Dia Diferente para quem é especial" neste sábado (26)

Projeto é finalista do Prêmio Inoves 2016

Serra realiza "II Dia Diferente para quem é especial" neste sábado (26)


- Foto: Divulgação/PMS

Neste sábado (26), a Secretaria de Educação, por meio da Subsecretaria Pedagógica Pedagógica/Coordenação de Educação Especial realizará o “II Dia Diferente para quem é especial”, com o tema Valores Humanos. As atividades serão desenvolvidas na EMEF Profª Iolanda Schineider, em Porto Canoa, das 7h30 às 12h30.

Entre as ações planejadas haverá contação de história; Discoteca, Artes, Esporte e Música. Também será oferecido as Famílias uma palestra sobre Direitos Humanos e a oficina do Afeto.

As ações do projeto Dia Diferente estão divididas em três eixos: um dia de lazer e recreação para estudantes com e sem deficiência numa perspectiva inclusiva; formação continuada para professores e estagiários; encontro de famílias.

Irão participar do evento alunos das Emefs: Abraão Gomes de Araújo; Maria Helena Baiocco; Manoel Carlos de Miranda; Irmã Dulce; Jorge Amado; Ministro Petrônio Portela; Sonia Regina Gomes R. Franco; Gov. Carlos Lindemberg; Jonas Farias.

Destaque

O Projeto “Dia Diferente para quem é especial” também é finalista do Prêmio INOVES 2016, na categoria inclusão social. A Cerimônia de Entrega do Prêmio INOVES está prevista para o dia 1º de dezembro de 2016, no Palácio Anchieta.

O objetivo do Projeto é ampliar as condições de atendimento para que todos os estudantes, público alvo de Educação Especial, possam atuar efetivamente nos espaços educativos, focando as dificuldades do processo de construção do conhecimento, interagindo com a comunidade escolar e familiares.

A subsecretária Pedagógica, Lêda Calente ressalta que garantir a inclusão dos estudantes é também uma forma de respeitá-los e de ampliar as possibilidades de seu desenvolvimento como cidadãos.

Um dos coordenadores do Projeto, Anderson Rubim dos Anjos fala como nasceu o Dia Diferente. “A experiência veio das aulas de educação física na educação especial. Entendemos que os alunos especiais podem e merecem muito mais. Por isso incentivamos aos professores a prática diferenciada, com uma ação continuada. Com os bons resultados mais pessoas se interessaram pelo projeto. O ganho é real ”, destacou.