Serra terá Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes

Delegacia ficará situada na Praia da Baleia. Projeto está em fase de elaboração

Serra terá Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes

Texto: André Toscano - Foto: André Toscano

O município da Serra contará com uma Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (Deten). O Executivo serrano disponibilizou uma área de 1.400 m² no bairro Praia da Baleia para construção da nova sede da Deten.

O projeto da sede da está em fase de elaboração e atenderá as normas de padronização da instituição.

Ao chegar à Delegacia, o cidadão será recebido em um ambiente preparado para o atendimento inicial. Uma entrada específica será reservada para as vítimas, testemunhas, policiais, advogados e familiares que necessitarem ter acesso à unidade. A outra entrada será destinada, exclusivamente, para o recebimento dos presos, evitando assim que vítimas e detidos se encontrem no mesmo ambiente.

O prefeito da Serra Audifax Barcelos destacou a importância da parceria para cidade. “A segurança pública é um desafio de todos e nós estamos dando a nossa contribuição, disponibilizando a área para construção da nova delegacia. Além disso, estamos realizando o concurso para criar a Guarda Municipal Armado da Serra que estará nas ruas ainda neste ano”, afirmou Audifax.

Estrutura

A nova unidade terá salas de cartórios, investigação e atendimento, além de espaços para armazenamento de produtos apreendidos seguindo as normas de segurança exigidas pela atividade policial.  O novo espaço proporcionará aos policiais civis que trabalham na unidade melhores condições de serviço especializado resultando em mais eficiência nas investigações e melhoria na qualidade de atendimento a população serrana e capixaba.

Com a nova estrutura, a Polícia Civil dinamizará a metodologia de trabalho em relação ao enfrentamento e prevenção ao tráfico de drogas. De acordo com a chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, a Deten vai atuar na prevenção em conjunto com o usuário, realizando parcerias com municípios e entidades para tratamento e conscientização do problema. Além disso, vai intensificar as investigações tanto no pequeno tráfico como no tráfico intermunicipal e buscará integração para o enfrentamento ao tráfico interestadual.

“Essas ações permitirão não só mais eficiência policial em relação ao problema do uso e tráfico de drogas no Estado, mas também resultará na diminuição dos índices de homicídios que, em grande parte, são motivados pelo envolvimento com tóxicos e entorpecentes”, ressaltou Gracimeri.