Serra vai ganhar mais 14 creches e escolas com mais de 5.500 vagas

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, se reuniu na última quarta-feira (12) com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em Brasília, e garantiu recursos para a construção de creches e escolas

Serra vai ganhar mais 14 creches e escolas com mais de 5.500 vagas


Texto: Jéssica Romanha

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, se reuniu na última quarta-feira (12) com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em Brasília, e garantiu recursos para a construção de mais oito creches e escolas no município. Agora, com a conquista, serão 14 novas supercreches e escolas de ensino fundamental para toda a população, com mais de 5.500 vagas.

Já estava na programação da prefeitura a construção, até o fim do ano que vem, de seis novas unidades de ensino, sendo cinco supercreches e uma escola, que vão atender mais de 2.100 crianças, adolescentes, jovens e adultos.

“São mais oito novas unidades de ensino que pleiteamos para a população e tivemos um sinal positivo do ministro. As escolas serão construídas em Jardim Tropical; Jacaraípe; Cidade Pomar; e Jardim Bela Vista. Já as creches são para Jacaraípe; Alterosas; Bicanga e Serra Dourada”, anunciou Audifax.

O professor Carlos Alberto Decotelli, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), afirmou durante a visita que está empenhado em ajudar a cidade. “O Espírito Santo é sempre bem-vindo. O FNDE está disposto a fortalecer a educação na cidade de Serra”.

O secretário de Educação da Serra, Gelson Junquilho, também avaliou o encontro com otimismo. “Fomos bem recebidos e nos foi prometido, com prioridade, o repasse dos recursos para a construção das unidades de ensino. À medida que o FNDE começar a disponibilizar o dinheiro, cuja expectativa é julho, iniciamos o processo licitatório das obras” frisou. Para o secretário da pasta, as novas estruturas vão fortalecer a educação no município e gerar mais qualidade de vida para as pessoas. 

Hoje, a Serra possui a maior rede de ensino do Estado, atendendo 100% da demanda de crianças de 4 e 5 anos e do ensino fundamental. Ao todo, são 139 unidades escolares, sendo 67 Escolas Municipais de Educação Fundamental (EMEFs) e 72 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Em 2013, no início do primeiro mandato da atual gestão, eram 58 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Em menos de sete anos, já alcançamos 72 unidades. Um total de 14 creches construídas nesse período para crianças de 0 a 5 anos, equipadas com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos pequenos.

Participaram da reunião o prefeito Audifax Barcelos, o secretário de Educação, Gelson Junquilho, a assessora especial de captação de recursos da Serra, Dalva Guterra, o ex-deputado federal Carlos Manato, o presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O que vem por aí:

CMEIs
Central Carapina;
Vista da Serra II;
Colina da Serra;
Bairro de Fátima;
Campinho da Serra I;

EMEFs
Divinópolis;

Novas unidades pleiteadas:

CMEI
Jacaraípe;
Alterosas;
Bicanga;
Serra Dourada;

EMEF
Jardim Tropical;
Jacaraípe; 
Cidade Pomar; 
Jardim Bela Vista; 

Saiba mais: 

Valores

Na Serra, valores como ética, solidariedade, paz, amor ao próximo e ação correta são aprendidos em sala de aula. A metodologia de ensino do programa Educação em Valores Humanos está avançando no município e contagiando estudantes e familiares. As equipes pedagógicas também estão revolucionando as práticas em sala de aula com o lema da Secretaria Municipal de Educação: “escola que acolhe, escola que transforma”.

Tempo integral

Um novo modelo de ensino e escola começou a ser implementado na Serra em 2019. A Emef Profª Eulália Falquetto, em Vila Nova de Colares, já está aplicando a educação em tempo integral, que contempla os estudantes em suas totalidades como seres humanos, com ações voltadas para o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, emoção e territorialidade.