Serra vive dia histórico com apresentação da Guarda Civil Municipal

Município apresentou oficialmente seus 170 candidatos aprovados no concurso da Guarda

Serra vive dia histórico com apresentação da Guarda Civil Municipal

Texto: Christian do Nascimento/Marcos Sacramento - Foto: Renata Salgueiro

Um dia histórico para a Serra! É desta maneira que ficará marcada a data em que o município apresentou oficialmente seus 170 candidatos aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), no Cerimonial Steffen, em Jardim Limoeiro.

Diante de familiares, amigos e autoridades, os candidatos aprovados foram apresentados como a nova Guarda da Serra. Aprovada no concurso a engenheira civil, Thais Barros de Oliveira, 27 anos, descreveu a sua sensação. “A Guarda terá entre suas responsabilidades ampliar a política de paz no município. Para mim este momento é muito importante. Em parceira com as Policias Militar e Civil teremos uma grande atuação”.

Aos 19 anos, a estudante de psicologia, Sâmia Damasceno Fonseca, é apenas uma entre tantos exemplos da determinação demonstrada pelas mulheres aprovadas no concurso. “A minha expectativa para ingressar na Guarda é grande. Queremos, com muito trabalho, apresentar resultados positivos para a Serra. A presença das mulheres vai engrandecer ainda mais a segurança, pelo seu zelo, seu cuidado e atenção”.

No seu discurso durante o evento, o secretário de Defesa Social Nylton Rodrigues Ribeiro lembrou da responsabilidade dos municípios na promoção de ações de enfrentamento à violência e ressaltou que a Serra está fazendo a sua parte.

“Esta administração virou a página da interpretação cômoda de que a segurança pública é uma responsabilidade apenas do Estado. Como me citou o prefeito certa vez ‘a guarda é cara, mas o custo benefício de ter uma guarda bem prepara nas ruas reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas.’ Isso demonstra responsabilidade”.

Expectativa

O prefeito Audifax Barcelos parabenizou os novos guardas municipais e falou sobre a expectativa que a Serra tem em recebê-los.

“Quero que vocês sejam felizes, é um privilégio ser servidor público. Esta cidade precisa de vocês, falo em nome de meio milhão de pessoas e a expectativa é muito grande. A transformação de vida das pessoas que mais precisam é através do serviço publico, educação, saúde e segurança. Vamos auxiliar a policia civil e militar, que Deus conceda força física e emocional a vocês.”

Os 50 primeiros classificados no concurso serão convocados para o curso de formação, previsto para começar no mês de julho. O cronograma para matrícula no curso será divulgado na página da Funcab (http://www.funcab.org), empresa organizadora do concurso.