Serviços e muita animação no Dia Nacional do Cigano na Serra

O evento foi aconteceu no acampamento de Eldorado

Serviços e muita animação no Dia Nacional do Cigano na Serra

Texto: Djeisan Lettiere - Foto: Divulgação

Mais de 100 pessoas da comunidade cigana foram atendidas em uma ação que aconteceu no final do mês de maio e disponibilizou diversos serviços. Os participantes puderam aferir a pressão arterial e glicose, ter orientação sobre saúde bucal, fazer testes de sífilis, receberam orientação nutricional e sobre direitos, além de informações sobre programas sociais e emissão de documentos.

A 2ª Ação de Cidadania e Promoção de Igualdade Racial de Povo Cigano foi organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) que já faz um trabalho com esta comunidade. Segundo os organizadores, além da importância da prestação de serviços públicos, o evento representa a inclusão social, pois essas pessoas, muitas vezes, enfrentarem preconceito, o que dificulta seu acesso à assistência básica e prejudica a autoestima das crianças, que chegam a pedir às mães para não participarem de reuniões nas escolas com roupas de cigana.

O evento foi em comemoração ao Dia Nacional e Municipal do Cigano e aconteceu dentro de um acampamento, no bairro Eldorado, onde além dos serviços, houve apresentação musical e dança.

A Serra é o município com maior número de acampamentos ciganos, totalizando quatro, onde moram 53 famílias. O povo cigano reside há aproximadamente 30 anos no município.