Sesa inicia segunda dose da vacina contra HPV nas escolas

Sesa inicia segunda dose da vacina contra HPV nas escolas

Texto: Simone Delevedove
 Foto: Samuel Dias

Começou nesta semana, a segunda etapa da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) nas escolas do município da Serra. Serão imunizadas meninas, com idade de 9 a 13 anos, de escolas da rede municipal, estadual e privada, que tomaram a primeira dose.

Quem ainda não recebeu a primeira dose, poderá receber as duas nas unidades de saúde. A primeira dose foi administrada no início do ano. A segunda dose está acontecendo seis meses após a primeira dose; e a terceira cinco anos após a primeira dose.

“Algumas adolescentes não tomaram a primeira dose, porque faltaram no dia em que a equipe de vacinação estava na sua escola. Então, para não perder a oportunidade de se proteger contra o câncer de colo de útero, os pais devem procurar as unidades de saúde para proteger suas filhas contra a doença”, afirmou a superintendente da Vigilância em Saúde, Kelly Rose Areal.

Kelly chama a atenção para o fato de que as adolescentes só poderão tomar a segunda dose da vacina se receberam a primeira dose e se apresentarem formulário de autorização dos pais e responsáveis. “Essa segunda dose é muito importante, pois complementa a primeira. Ela deve ser tomada”, afirmou.

A dose pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sem interferência na resposta de anticorpos a qualquer uma delas. O objetivo da vacinação contra HPV é de prevenir o câncer de colo de útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por essa enfermidade.

O vírus do HPV é transmitido pelo ato sexual. A vacina é destinada exclusivamente à utilização preventiva e não tem efeito para infecção pré-existente da doença pré-estabelecida. Portanto, a vacinação não tem efeito terapêutico no tratamento do câncer de colo de útero e outras lesões.

Confira abaixo, as próximas escolas onde haverá vacinação essa semana:

- Escola Taquara I: 15/09
- Escola Mestre Alvaro Eldorado: 15/09