Sítios do Agroturismo da Serra investem em pratos com a cara do inverno

Texto: por Jéssica Romanha

O inverno começou no dia 21 de junho, e os sítios do circuito de agroturismo da Serra investiram em pratos com a cara do inverno. A estação dos cobertores e dos dias mais frios também atrai pratos mais quentinhos e cheios de sabor.

A proprietária do Recanto do Mestre Álvaro, Maria Helana de Sousa Piazzarollo, conta que estão à disposição do público delícias quentinhas e servidas no fogão a lenha, como feijoada, rabada com agrião e polenta, frango com quiabo, polenta de milho verde, e muitos outros pratos. O local oferece refeição a partir das 11 horas até às 15 horas, na sexta e sábado por R$ 39,90 o quilo e a R$ 49,90 no domingo. Os visitantes também podem curtir o friozinho se divertindo em passeios de charrete (R$ 3) e a cavalo (R$ 5).

Com vista para o Mestre Álvaro, o sítio Ouro Velho, no circuito Pitanga, também destaca alguns pratos que fazem sucesso nos dias mais frios. Quem investir no passeio encontrará: polenta com carne moída, feijoada, galinha caipira, carne assada, purê de aipim gratinado, além de cocada baiana, pé de moleque, e diversas compotas de frutas.

A responsável pelo local, Mariana Ribeiro, informa que a área de lazer está disponível, gratuitamente, para os clientes e conta com parquinho para crianças, balanço, gangorra, redário, tirolesa e bosque.

O almoço é servido no fogão a lenha a partir das 11h30 até as 15 horas. O quilo custa R$ 43,90, exceto no domingo e feriado, quando o valor sobe para R$ 53,90.

Já o responsável pelo Rancho Serra Verde, Teodoro Nery Nascimento, afirma que nesse período mais frio o restaurante, que abre aos domingos, sempre estará com um prato de inverno diferente. Entre as especialidades da casa estão galinha e porco caipira, pato e caldo verde. Para quem gosta de sobremesa caseira há opção de doce de leite, mamão, abóbora, coco queimado e figo. O quilo custa R$ 37,50.

O secretário de Agricultura da Serra, Samuel Dias, incentiva aqueles que ainda não conhecem os circuitos da cidade a explorarem seus encantos. ?São locais ricos em beleza e sabor?, destacou.

Confira as sugestões que a Secretaria Municipal de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) separou para aquecer o corpo e a alma:

CIRCUITOS DO AGROTURISMO DA SERRA

CIRCUITO PITANGA

Sítio Ouro Velho

Restaurante de comida da roça servida no fogão a lenha, com vista para o Mestre Álvaro, área de lazer para família, redário, esteiras, parquinho e tirolesa.

Funcionamento: Sexta a domingo e feriados nacionais, das 10 às 17h (almoço das 11h30 às 15h). Eventos e visitas em outros dias e horários mediante agendamento.
Contato: (27) 3101-1476 / 98155-6208
E-mail: sitioourovelho@hotmail.com
Fanpage: www.facebook/sitioourovelho
Endereço: BR-101 Sul, km 263, Bairro Pitanga.

CIRCUITO GUARANHUNS

Sítio Recanto do Mestre Álvaro

Área de lazer e restaurante rural com comida caseira servida no fogão a lenha, piscina natural, passeio a cavalo, charrete e trilhas.

Funcionamento: Sexta a domingo e feriados nacionais, das 10 às 17h (almoço das 11h às 15h). Lazer somente aos finais de semana e feriados.
Contato: (27) 3099-7070 / 99839-5484
E-mail: sitiorecantomestrealvaro@hotmail.com
Fanpage: www.recantomestrealvaro.com.br
Endereço: Estrada de Itaiobaia.

CIRCUITO CHAPADA GRANDE

Sítio Éden

Aluguel para eventos, hospedagem e restaurante rural com comida caseira, área de lazer com campo de futebol, pesque-pague e piscina.

Funcionamento: Fim de semana e feriados, das 07 às 17h. Hospedagem mediante agendamento prévio.
Contato: (27) 99575-7866
Endereço: BR-101 Norte, km 248, Bairro Santiago.

CIRCUITO DAS ÁGUAS

Rancho Serra Verde

Aluguel com infraestrutura de cerimonial para realização de eventos, casamentos e aniversários, restaurante com fogão a lenha, churrasqueira e amplo estacionamento.

Funcionamento: Restaurante funciona aos domingos. Já o aluguel da infraestrutura mediante agendamento prévio.
Contato: (27) 99962-7310
Fanpage: www.facebook.com/ranchoserraverdee
Endereço: Estrada Serra x Putiri.