Suco detox pode salvar o pós-folia

O mais consumido é o famoso suco verde, que promete uma faxina no organismo, com abacaxi, couve e hortelã
Suco detox pode salvar o pós-folia
TEXTO: Amanda Amaral   FOTO: Jansen Lube/Secom-PMS

O Carnaval é a época da folia, de correr atrás do trio elétrico, curtir o bloquinho de rua e pegar muita praia. Por causa disso, a dieta muitas vezes é esquecida nesse período.

E após quatro dias, quando acaba toda essa agitação, muitos estão cansados. Para repor as energias e também porque o corpo pede alimentação leve e saudável, nada melhor que apostar nos sucos detox. O mais consumido é o famoso suco verde, que promete uma faxina no organismo, com abacaxi, couve e hortelã.

“Esse suco potencializa a limpeza hepática. É possível variar e acrescentar fibras e outros ingredientes como o gengibre, chia, linhaça e açafrão”, explica a nutricionista da Secretaria de Saúde da Serra, Danielly Biasutti Kirmse.

Também existe o suco detox vermelho, que leva melancia, e o suco amarelo, que leva laranja e cenoura. “Na verdade, os sucos em geral, rico em vegetais e/ou frutas e em fibras, junto a bons hábitos alimentares,  promoverão um bom equilíbrio e recuperação nutricional, principalmente depois da folia”, disse.

Os sucos são batidos no liquidificador. Se possível, não adoce e não coe, para aproveitamento integral dos alimentos.. A pessoa pode ingerir até 250 ml por dia. Para ter opções e facilitar o processo de produção, uma dica da nutricionista é congelar os ingredientes que são a base da bebida em formas de gelo.

Confira algumas receitas

Todos os ingredientes devem ser batidos no liquidificador. De preferência, não adoce nem coe os sucos.

  • Suco de couve com laranja e gengibre

1 folha de couve manteiga

Suco de 2 laranjas

Suco de 1 limão

Gengibre ralado a gosto

  • Suco de couve com limão

1 folha de couve manteiga

Suco de 2 limões

  • Suco de couve com abacaxi e hortelã

1 folha de couve manteiga

2 fatias grossas de abacaxi

Hortelã a gosto

  • Suco de melancia e linhaça

3 fatias de melancia sem caroço

1 colher de chá de linhaça

Gengibre ralado a gosto