Técnicos e gestores da Defesa Social participam de treinamento em Valores Humanos

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

Servidores da Secretaria de Defesa Social (Sedes) e integrantes do Comitê Gestor da secretaria participaram do treinamento do Programa Educação em Valores Humanos, promovido pela Secretaria de Educação (Sedu) na última quinta-feira (8).

Estiveram presentes agentes de trânsito, guardas municipais, funcionários da Defesa Civil e integrantes da equipe técnica. Realizada na Arcelor Mittal, parceira do projeto, a capacitação foi ministrada pela psicóloga Izabel Cristina Ribeiro de Carvalho.

Ela explicou a essência do projeto, baseado no desenvolvimento de virtudes como bondade, amor, paz, honestidade, humildade, bom humor, entusiasmo, resiliência, flexibilidade, sabedoria, segurança, alegria, felicidade, coragem, dinamismo, conduta correta e conduta pacífica, entre outros.

Foi abordada, também, a metodologia do projeto Valores Humanos, composto pelas técnicas de citação, histórias, meditação, canto em grupo, atividades integracionais, e as devidas possibilidades práticas de aplicação.

O secretário de Defesa Social ressalta o papel do projeto Valores Humanos na construção de uma política de segurança pública orientada para a prevenção e integração entre as diversas agências públicas.

“Estamos trabalhando para fortalecer a interação da Guarda Municipal, da Guarda de Trânsito e Defesa Civil com a comunidade. Dentro deste processo, é primordial ter um olhar atento para práticas que valorizem as virtudes e o respeito ao próximo”, lembrou o secretário Jailson Miranda .

A agente da Guarda Civil Municipal Thaís Barros de Oliveira, que disse já praticar esses valores no dia a dia, destacou a importância da formação em Valores Humanos para consolidar a prática das virtudes.

“Exercitar essas virtudes, seja em casa ou no trabalho, melhora o relacionamento interpessoal, evita conflitos e traz mais tranquilidade. Ainda mais na nossa profissão, onde precisamos exercitar diariamente a compreensão do outro”, afirmou Thaís.

A diretora do Departamento de Segurança Pública da Sedes, Fabiana Pires, considera fundamental a formação em Valores Humanos no desenvolvimento das políticas públicas.

“A formação nos fez refletir sobre a necessidade de exercitar cotidianamente os valores humanos, a fim de construir uma sociedade mais pacífica. São princípios de convivência que parecem óbvios, mas que na verdade são pouco exercitados. Muitas vezes as políticas públicas não dão conta de trabalhar esses princípios, que devem perpassar todo o poder público, tanto no ambiente de trabalho quanto no atendimento à população”, explica Fabiana.