Tocha Olímpica poderá ser vista em locais representativos da história da Serra

Ícone dos Jogos Olímpicos estará na cidade no dia 18 de maio (quarta-feira)

Tocha Olímpica poderá ser vista em locais representativos da história da Serra


Texto: Dayse Torres - Foto: Divulgação/PMS

Vias importantes, locais dedicados ao esporte e monumentos históricos serão palcos representativos do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que acontece na Serra no dia 18 de maio (quarta-feira). Os moradores e os que estiverem no local durante o evento também terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do município.

O ícone máximo dos Jogos Olímpicos será acesso às 7 horas, na Avenida Eudes Scherrer de Souza, localizada em Parque Residencial Laranjeiras. Nos últimos anos, essa via vem tornando-se cada vez mais importante para a cidade.

Nela estão localizados um shopping center, grandes redes de supermercado, um terminal rodoviário, várias instituições bancárias  e um hospital, além de clínicas, uma escola técnica, lanchonetes e diversas empresas. A avenida também é muito importante para a locomoção, pois liga o bairro a outras comunidades da Serra e à BR-101.

Em seguida, a Tocha Olímpica passará pela entrada da Avenida Central, a principal via de Parque Residencial Laranjeiras. Devido ao grande número de lojas que funcionam no local desde os anos 80, essa avenida transformou a comunidade em um dos principais pólos de moda, beleza e confecção da Grande Vitória. O local também é referência quando trata-se de empresas de varejo dedicadas a eletrônicos, eletrodomésticos, supermercados  e redes bancárias.

Um dos pontos altos do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 poderá ser registrado no Parque da Cidade. Com uma área superior a 115 mil m² e localizado entre os bairros Parque Residencial Laranjeiras e Valparaíso, o local conta com diversos espaços esportivos, culturais, de lazer e de educação ambiental.

Além de receber a Tocha, o parque será sede de diversas atividades esportivas durante toda a manhã do dia 18 de maio. Entre as atividades programadas estão skate, corrida de revezamento, pingue-pongue, xadrez, ginástica rítmica, capoeira e patins.

O comboio trazendo a chama Olímpica chegará em Serra Sede às 8 horas e um de seus destinos será a Praça Barbosa Leão, onde está localizada a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o primeiro templo religioso do município, fundado em 1556. Sua arquitetura atual foi concluída em 1769 e seu interior possui pinturas de autoria do artista Walter Francisco de Assis, considerado o maior pintor serrano de todos os tempos.

Estátua de Chico Prego também está no destino do ícone máximo dos Jogos Olímpicos. O monumento é uma homenagem ao líder da Insurreição do Queimado, revolta de escravos ocorrida no ano de 1849. A estátua, com cerca de 3 metros de altura, está próxima ao local de enforcamento de Chico Prego e foi construída pelo artista Tute com recursos da Lei Chico Prego de Incentivo à cultural.