Torneio de vôlei adaptado promove encontro entre Serra e Castelo

O vôlei adaptado é uma modalidade direcionada à terceira idade e cada dia mais vem ganhando adeptos

Torneio de vôlei adaptado promove encontro entre Serra e Castelo

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

No sábado (dia 10), a Serra irá realizar um grande encontro para divulgar o vôlei adaptado, esporte que veio para ficar. Das 9 às 13 horas, vai acontecer o primeiro torneio intermunicipal da modalidade promovido pelo Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef), da Secretaria Municipal de Saúde. O município convidado é Castelo.

O vôlei adaptado é uma modalidade direcionada à terceira idade e cada dia mais vem ganhando adeptos. O evento promete reunir 350 pessoas no Ginásio da Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (AEST). Estarão na disputa para defender o município seis equipes, três femininas e três masculinas.

A prática do vôlei adaptado, além do benefício do convívio social, tem como objetivo também a melhora na qualidade em saúde dos praticantes.

Proef

O Programa realiza ações de promoção da saúde por meio do incentivo às práticas corporais, atividades físicas e alimentação saudável, para a prevenção de doenças e agravos não transmissíveis. Existe há 16 anos, e hoje atua com mais de 20 professores. São 4 mil alunos cadastrados e 22 mil atendimentos por semana. As aulas ocorrem em mais de 40 locais da Serra e consistem em exercícios coletivos.

O Proef também oferece ações educativas, palestras e atendimentos individuais com avaliação física, aferição da pressão arterial, glicemia capilar, controle de pressão arterial, entre outros.

Além disso, os participantes do Proef também recebem orientação e acompanhamento da equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde.

Como participar

Para realizar cadastro no Proef, o morador deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para orientações, ou um dos polos de atividade física, como o Parque da Cidade ou Comitê do Idoso, por exemplo.