Tratamento de dente até as 21 horas em Feu Rosa

São quatro dentistas clínicos prontos para atender os moradores quem têm dificuldade de realizar o tratamento no horário comercial

Tratamento de dente até as 21 horas em Feu Rosa

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

Os cuidados com a boca refletem na saúde como um todo e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Mas, e aqueles que não têm tempo de visitar um consultório dentário durante o dia? Pensando nisso, a sala de odontologia da Unidade Regional de Feu Rosa oferece o serviço até as 21 horas, de segunda a sexta-feira.

São quatro dentistas clínicos prontos para atender os moradores que têm dificuldade de realizar o tratamento no horário comercial. O local funciona das 7 às 18 horas, contudo os serviços odontológicos vão até as 21 horas.

São realizadas extrações, limpeza bucal e todo tipo de restauração. É feita também a abertura de canal, com o posterior encaminhamento ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Unidade Regional de Boa Vista.

“A oferta foi pensanda na saúde do trabalhador, para aqueles que por algum motivo não conseguem buscar o serviço em horário comercial. É mais uma ação da Secretaria de Saúde voltada para o  bem estar do morador”, comentou a subsecretaria de Saúde, Cristiane Stem.

São ofertadas cerca 60 vagas por mês. A coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde da Serra, Karina Lallemand, explicou que os trabalhadores são encaminhados para lá.

“Os pacientes são referenciados em outras unidades de saúde e encaminhados para a unidade de Feu Rosa. À medida em que um paciente termina o tratamento, abrimos vaga para que outro seja atendido”, disse.

Prevenção

A melhor forma de manter uma boa saúde bucal é a prevenção. Para a dentista Ketlen de Souza Rodrigues, que atende na Unidade Regional de Saúde (URS) de Feu Rosa, estas medidas devem começar logo na infância, em casa e na escola. “As crianças precisam aprender desde novinhas o que é cárie e como evitá-la, como escovar os dentes e como passar o fio dental. Assim, as chances de essas crianças se tornarem adultos com dentes saudáveis é muito maior”, explicou.

A dentista frisou que a prevenção também é importante na fase adulta, e todo paciente que chega para ser atendido recebe antes instruções sobre higiene oral. “Explicamos como evitar cáries, como usar a escova e o fio dental, depois examinamos todos os dentes e fazemos os tratamentos”, contou.