Últimos dias para aproveitar os descontos do Fique Legal II

Últimos dias para aproveitar os descontos do Fique Legal II

Texto: Márcio Scheppa
Imagem: Marketing/Secom

Começou em outubro do ano passado e vai até o próximo dia 28 de janeiro, o período para os contribuintes que têm dívida com a municipalidade aproveitarem os benefícios do Fique Legal II, um programa de incentivo à recuperação de créditos fiscais.

“A iniciativa proporciona ao contribuinte inadimplente uma oportunidade de regularizar sua situação fiscal com o município. Até o final de dezembro, foi possível recuperar R$ 5,8 milhões, de um total de 3.211 contribuintes que aderiram ao programa e renegociaram suas dívidas”, explica a secretária da Fazenda, Dalva Lyrio Guterra.

Exemplos de descontos

Um contribuinte do município, com dívidas de IPTU referentes aos anos de 2011 a 2015, ao invés de pagar R$ 1.600,00 obteve um desconto de R$ 450,00, tendo de pagar R$ 1.150,00.

Em outro caso, o contribuinte devia o pagamento referente a um auto de infração, com uma dívida de R$ 1.900,00. Com os descontos aplicados sobre os valores de multa e juros, ele terá de pagar R$ 1.000,00, economizando quase 50%.

Saiba mais

O Fique Legal II possibilita quitar ou parcelar as dívidas com descontos que variam entre 20% e 100% sobre a multa e juros, conforme o valor e a natureza do débito. E os pagamentos podem ser parcelados em até 60 meses.

O alcance do Fique Legal II é para débitos relativos aos tributos municipais (como IPTU e ISS), descumprimento de obrigações acessórias e autos de infração lavrados pelas Secretarias da Fazenda (Sefa), Meio Ambiente (Semma), Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Saúde (Sesa) e Serviços (Sese).

O percentual de desconto varia de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo contribuinte no ato da adesão ao programa, conforme tabelas abaixo:

Tabelas de descontos

Parcelamento de ISSQN, IPTU, taxas e autos de infração com lançamento de ISSQN e ITBI inscrito em dívida ativa

Parcelas

Desconto sobre a multa

Desconto sobre os juros

Parcela mínima

Única

******

De 2 a 6

R$ 100,00

De 7 a 24

R$ 250,00

De 25 a 60

R$ 300,00

Autos de infração lavrados pela Semma/Sedir/Sedur/Sesa/Sese e Sefa (excluindo aqueles com lançamento de ISSQN e ITBI)

Parcelas

Desconto sobre a multa

Desconto sobre os juros

Parcela mínima

Única

******

De 2 a 6

R$ 100,00

De 7 a 30

R$ 200,00

Locais de atendimento

Em caso de pagamento à vista, o contribuinte pode acessar www.serra.es.gov.br e clicar no banner do Fique Legal II, onde é possível gerar o boleto já com o desconto. Ou se preferir, clique aqui.

Já o contribuinte que deseja parcelar a dívida, basta ir até um dos endereços abaixo:

Regional Fiscal, no Pró-Cidadão - Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraipe (antigo Shopping Norte).

Telefones (27) 3252-7429, 3252-7428, ou pelo e-mail rfpc@sefa.es.gov.br

Regional Fiscal Serra Sede - Rua Maestro Antônio Cicero, 111 - Caçaroca - Serra/ES

Telefones (27) 3291-2101, ou pelo e-mail  rfs@sefa.es.gov.br