Unidade de Feu Rosa estimula autonomia e prevenção às cáries com pacientes da saúde mental

Além da prevenção às doenças, a iniciativa também contribui para a organização do usuário enquanto sujeito e trabalha a sua autonomia, objetivos da política de saúde mental

Texto: Amanda Amaral - Foto: Site PixaBay

A equipe da Unidade Regional de Saúde de Feu Rosa realizará na sexta-feira (28), a partir das 14 horas, uma ação de prevenção em saúde bucal com os pacientes da saúde mental. O objetivo é estimular a prevenção da cárie e doença periodontal.

Porém, além da prevenção às doenças, a iniciativa também contribui para a organização do usuário enquanto sujeito e trabalha a sua autonomia, objetivos da política de saúde mental.

A previsão é atender 40 pacientes em grupos diversificados de adultos, adolescentes e crianças. “A importância é a prevenção da doença cárie e doença periodontal, bem como mostrar o direito de acesso desse usuário ao serviço odontológico, e a importância em buscá-lo”, explicou a dentista da unidade de Feu Rosa, Lucienne Toledo Pereira Torres.

O evento consiste em uma roda de conversa que abordará a questão da prevenção. Em seguida, eles serão encaminhados para o escovário e receberão kits de higienização bucal. Após receberem as instruções sobre as técnicas de como escovar os dentes e do uso do fio dental, farão a escovação supervisionada.

Serviço - Saúde Mental

A Prefeitura da Serra oferece acolhimento para esses pacientes por meio das Equipes de Saúde Mental, que atuam nas 06 Unidades Regionais (Boa Vista, Serra-Sede, Novo Horizonte, Jacaraípe, Feu Rosa e Serra Dourada).

Há ainda os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Na Serra, o CAPS Mestre Álvaro oferece serviço de atenção psicossocial destinado a acolher pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. É porta aberta e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Já o CAPS Infantojuvenil atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos com comprometimento psíquico como autismo, psicoses, neuroses graves, bem como necessidades decorrentes do uso de álcool e substâncias psicoativas. O acolhimento é feito às segundas, terças, quintas e sextas, das 8 às 11h e de 13 às 16h.