Vacinação contra influenza continua nesta terça (18)

Estão sendo disponibilizadas aproximadamente 3.200 doses por dia nos pontos de vacinação

Vacinação contra influenza continua nesta terça (18)

Texto: Amanda Amaral - Foto: Jansen Lube

Nesta terça-feira (18), continua a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe influenza. A vacina está disponível nas seis Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista, Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Serra Dourada II e Serra-Sede), além da Unidade de Saúde de Nova Almeida. Na Maternidade de Carapina, o atendimento é exclusivo para gestantes e mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes da vacinação (puérperas).

As Unidades de Saúde vacinarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas. Na maternidade, o atendimento será das 8h às 12 horas. Nos dias 25 de abril e 2 de maio, a vacinação ocorrerá em todos os locais das 13h às 16 horas.

Estão sendo disponibilizadas aproximadamente 3.200 doses por dia nos ponto de vacinação, conforme previsão do Ministério da Saúde, que também definiu os grupos prioritários que terão direito a imunização, além da quantidade de doses para cada um destes grupos. Ao todo, mais de 80 mil pessoas vão receber a dose durante a campanha, que termina no dia 26 de maio.

A vacina contra a gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Como forma de controle, para cada grupo prioritário será exigida uma documentação específica, de acordo com a tabela abaixo:

GRUPO PRIORITÁRIO

DOCUMENTO OBRIGATÓRIO

DOCUMENTO OPCIONAL

Pessoas com mais de 60 anos

Documento com foto.

Carteira de Vacinação

Crianças 6 meses a 5 anos

Documento com foto do responsável;

Carteira de Vacinação.

Grávidas

Documento com foto;

Cópia do cartão de gestante ou exame de gravidez.

Carteira de Vacinação

Mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes da vacina (puérperas)

Documento com foto;

Cópia do cartão de gestante ou da declaração de nascido vivo.

Cartão de vacinação

Pessoas com doença respiratória crônica¸ doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados, portadores de trissomias

Documento com foto;

Cópia do laudo médico ou cópia da receita para medicação contínua.

Professores em atividade

Documento com foto;

Declaração da instituição de ensino em que dá aula.

Cartão de vacinação

Funcionários de farmácias e drogarias

Documento com foto;

Cópia da carteira de trabalho.

Cartão de vacinação

Profissionais autônomos / liberais da saúde

Documento com foto;

Cópia de documento comprobatório (CNPJ, RPA, ISS, outros)

Cartão de vacinação

•             Crianças que nunca se vacinaram contra gripe vão tomar a vacina em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses.

•             Crianças que já receberam anteriormente duas doses da vacina receberão apenas uma dose em 2017.

Professores

Os professores de escolas públicas ou privadas que atuam em sala de aula de instituições públicas de ensino superior, fundamental e médio, além de berçários, também terão direito à imunização. Porém, eles não devem procurar os postos de vacinação agora. A Prefeitura da Serra aguarda manifestação da Secretaria de Estado da Saúde quanto às doses para definição de um local específico para este grupo.

Também serão imunizados conforme definição do Ministério da Saúde os profissionais da área de saúde, indígenas, população encarcerada e funcionários do sistema prisional.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Período: Até 26 de maio

Funcionamento nas Unidades de Saúde: Vacinação nas 6 Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista, Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Serra Dourada II e Serra-Sede), além da Unidade de Saúde de Nova Almeida. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas.

Funcionamento na Maternidade de Carapina: Neste local, o atendimento é exclusivo para gestantes e puérperas. Das 8h às 12 horas.

*Nos dias 25 de abril e 02 de maio, a vacinação ocorrerá das 13 às 16 horas.