Vai pegar a estrada no Carnaval? Dirija com cuidado!

Verifique as condições do veículo, reduza a velocidade e não beba se for dirigir
Vai pegar a estrada no Carnaval? Dirija com cuidado!
TEXTO: Marcos Sacramento   FOTO: Divulgação

A Guarda de Trânsito da Serra vai atuar nas ruas durante o feriado de Carnaval para ajudar a organizar o trânsito, inibir infrações e, consequentemente, prevenir acidentes.

Os agentes atuarão em pontos estratégicos nas principais vias do município, nos balneários e também em patrulhas de carro ou motocicleta. Caso seja necessário, eles podem ser acionados pela população por meio do telefone (27) 3252-3711.

Além de acionar a fiscalização ao flagrar algum acidente ou infração nas vias municipais, o cidadão pode ajudar a manter o trânsito seguro tomando as seguintes precauções:

 

1- Mantenha o veículo, seja carro, moto ou bicicleta, sempre em boas condições de funcionamento. Observe a condição dos freios, das luzes de sinalização e dos pneus, entre outros itens.

2- Nunca dirija sob efeito de bebida alcoólica. A combinação de álcool e direção tem provocado graves acidentes, inclusive com vítimas fatais.

3- Dirigir cansado e com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Em viagens longas, faça pausas assim que o cansaço aparecer.

4- Respeite sempre a sinalização de trânsito, em qualquer local e horário.

5- Obedeça aos limites de velocidade. Reduza a velocidade em locais com grande concentração de pedestres.

6- Não use o celular enquanto dirige. A distração provocada pelo aparelho pode causar sérios acidentes.  

7- Todos os ocupantes do veículo devem usar cinto de segurança, inclusive nos bancos traseiros.

8- Crianças pequenas devem usar equipamentos de proteção adequados a cada faixa etária (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).

9- Durante a chuva os cuidados com a direção devem ser redobrados. Diminua a velocidade, acenda os faróis e aumente a distância em relação ao veículo da frente.

10- Caso a chuva esteja muito forte, é preferível parar em um lugar seguro até o fim da chuva.

11- Os ciclistas devem circular pela ciclovia. Quando ela não existir, pedale no sentido do trânsito, nunca na contra mão.

12- Os motoristas devem obrigatoriamente manter a distância de 1,5 metro do ciclista.