Venda de palmito para Semana Santa já está liberada na Serra

O produto in natura, ingrediente fundamental da torta capixaba, poderá ser comercializado em sete pontos no município e a expectativa é de que já a partir da próxima semana os produtores e comerciantes estejam nos locais

Venda de palmito para Semana Santa já está liberada na Serra

Texto: Sinval Paulino - Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra já definiu os locais para venda de palmito para a Semana Santa deste ano. O produto in natura, ingrediente fundamental da torta capixaba, poderá ser comercializado em cinco pontos  públicos no município a partir desta quarta-feira (5).

Anualmente, a Serra disponibiliza pontos de apoio para o comércio do palmito no período que antecede a Semana Santa. Geralmente, 18 comerciantes se cadastram, sendo que a grande maioria – cerca de 13 cadastrados – se concentram perto do terminal de Laranjeiras, ao lado de uma rede de supermercados.

Os comerciantes também poderão oferecer o produto perto da entrada de Jardim Limoeiro, na área da feira-livre em Serra-Sede, na entrada de Nova Almeida e na peixaria de Jacaraípe.

Além destes locais, está liberada a venda de palmito em áreas particulares mas, nestes casos, o comerciante tem que negociar com o proprietário: perto do posto de gasolina em José de Anchieta e na avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

De acordo com a Divisão de Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Serra, a maioria dos comerciantes de palmito que se cadastra no município é da Bahia, mas também já produtores do interior do Estado.

Os interessados têm de pegar uma guia na prefeitura, fazer o pagamento da taxa – que neste ano está em R$ 189,31 – e levar a permissão para ocupação da área. Como o serviço é feito pelos mesmos comerciantes todos os anos e é organizado com antecedência pela prefeitura, não há ocorrências de venda ilegal do produto.

Os comerciantes são orientados a manter o local limpo, mas a prefeitura faz a limpeza da região após o período de vendas. Para a concessão de uso do espaço urbano é necessário também a nota fiscal do produto a ser comercializado.

Locais de venda do palmito

- Perto da entrada de Jardim Limoeiro (ponto de referência: Andaimes Vitória)

- Ao lado do terminal de Laranjeiras, próximo ao Epa.

- Na área da feira-livre na Serra-Sede

- Na entrada de Nova Almeida

- Na peixaria de Jacaraípe

- Perto do posto de gasolina em José de Anchieta (local particular)