Verão: Cuidados com a dengue em época de chuva

É hora de redobrar a atenção no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika. O ideal é realizar o cheklist nas residências uma vez por semana.

Verão: Cuidados com a dengue em época de chuva


Texto: Amanda Amaral - Foto: Amanda Amaral

A temperatura aumentou e a época de chuvas, o verão, chegou. É hora de redobrar a atenção no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika. O ideal é realizar o cheklist nas residências uma vez por semana.

Isso porque o mosquito gosta de água parada, e o ciclo de reprodução do ovo à forma adulta pode levar de cinco a dez dias. Todos os pontos onde é possível acumular água devem ser vistoriados. O líquido deve ser jogado fora e o objeto lavado com sabão. O lixo precisa ser bem acondicionado e despejado no horário que o caminhão passa para recolhimento.

No jardim, é preciso verificar se não há baldes de cabeça para cima e pratinhos embaixo de plantas. Também é importante verificar a caixa d' água, se ela estiver com algum orifício que permite a entrada do mosquito deve ser consertada e receber a tela de proteção.

A Secretaria de Saúde da Serra disponibiliza o serviço de Disque-Dengue, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para dúvidas e denúncias, inclusive, anônimas. O telefone é 27 3228-5394.

Confira o cheklist:

- Quintal
A caixa d'água deve estar vedada;
As calhas devem estar limpas;
Não deixe a céu aberto baldes, pneus ou qualquer outro vasilhame ou objeto que possa acumular água;
Encha os vasos de flores com areia, impedindo acúmulo de água;
Deixe as garrafas de cabeça para baixo;
Trate a piscina antes de viajar e, se puder, a tampe.

- Interior da casa
Ralos devem estar telados ou tampados;
Deixe limpas e protegidas da chuva as vasilhas de água e comida dos animais de estimação;
Verifique as bandejas externas do ar condicionando e da geladeira e as deixem limpas.